“Uma capela no caminho” é a exposição assinada por Guilherme Baffi

0
87
Exposição itinerante, assinada por Guilherme Baffi,

O repórter fotográfico Guilherme Baffi  lança o Projeto “Uma capela no caminho”. O trabalho é composto por exposição fotográfica itinerante e workshops para crianças.

A exposição fotográfica, com 50 imagens, inicialmente permanece por 15 dias na praça de eventos Riopreto Shopping. Depois segue para Mirassol, Votuporanga, Jaguariúna e Holambra.

Pelo caminho traçado por Guilherme Baffi as capelas sempre lhe chamaram a atenção. Umas suntuosas, outras em ruínas, nos centros, nos bairros ou abrigadas em propriedades privadas.  O que cada uma tem a dizer atraiu o foco das lentes do premiado fotógrafo e deu origem à exposição.

"Uma capela no caminho" é a exposição assinada por Guilherme Baffi“Uma capela no caminho” leva para a população relatos de histórias de famílias, homenagens aos entes queridos, pessoas que fizeram diferença.  Além da religião, as capelas fotografadas são reflexos do povo, da época, e carregam traços dos anos passados. O projeto é também uma forma de instigar e estimular os visitantes a trilhar o caminho da fotografia.

Guilherme Baffi faz um convite para uma viagem pelo tempo, arquitetura, arte e cultura. Um programa para toda a família, independente de religião.

Além da exposição, o projeto prevê visitas monitoradas.  Também,  um workshop sobre a arte de fotografar, e o processo que levou o artista a registrar essas obras da arquitetura e cultura.

Baffi herdou o gosto pela fotografia de seu pai, Edson Baffi. Edson foi um dos fotógrafos mais respeitados da cidade. Ocupante da cadeira nº 15 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, ele era um artista das lentes,. Era sensível à poesia da cidade e à importância das circunstâncias cotidianas.

Por influência da família, desde cedo encara as capelas com olhar curioso, que busca além da religião, procura a verdade que cada uma delas conta. Essa inquietação permaneceu com o artista ainda hoje. A cada capela encontrada no caminho, lá está ele, registrando-as de diferentes ângulos e perspectivas. Os registros, muitos, resultaram no projeto que vem para instigar cada observador a olhar além.

“Sem preconceitos ou barreiras religiosas, a exposição é um convite para que todos busquem as histórias contadas pelas construções. As capelas dizem muito sobre o povo, a cultura, política e economia. É também uma celebração da fotografia, da arte de captar aquilo que chama a atenção e ressaltar belezas escondidas”, diz Guilherme Baffi. 

 

A iniciativa cultural é realizada com o apoio do ProAC . Tem o patrocínio das empresas Kodilar, Natural Life, Itamarati, Rede Sol, Cotuba e Hidroveda.

"Uma capela no caminho" é a exposição assinada por Guilherme Baffi

Artigo anteriorHoje tem Gusttavo Lima e o Desafio do Bem no Country Bulls
Próximo artigoOlímpia está entre as três cidades do noroeste que mais geraram empregos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.