Melim, Nando Reis, Ira! e muita comédia chegam a Votuporanga pela Virada SP

0
203



A Virada SP chega a Votuporanga no próximo dia 26 de novembro para 24 horas de intensa programação cultural e artística. O evento, totalmente gratuito, acontece na cidade pela sexta vez e comemora a volta ao formato presencial, depois de dois anos de apresentações online.
Com a Virada SP, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o município de Votuporanga recebe o título de capital cultural do estado, reconhecimento dado este ano a 22 municípios paulistas. 

  “O programa Virada SP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado.

“Há também um impacto positivo na economia das cidades parceiras e o fortalecimento da produção cultural paulista. Trata-se de uma ação bem-sucedida que resulta da política de descentralização de investimentos governo de São Paulo”. 

  Entre os destaques da programação da Virada SP Votuporanga, estão o trio Melim, o grupo Ira!, Colomy + Nando Reis, além do stand up com Hélio de la Peña e a peça “As Filhas da Mãe”. A Virada SP começa com os shows da Banda Zequinha de Abreu e a “Projeção Mapeada Parque da Cultura”, ambos a partir das 18h, no Parque da Cultura e na Biblioteca Municipal Castro Alves respectivamente. 

  No palco Anfiteatro do Parque da Cultura, acontecem também os shows de Márcia Castro, do trio Melim, da rapper MC Soffia, do infantil que vem do Recife, Mundo Bita, a atração cheia de soul e blues de Dylan Triplett & The Simi Brothers (EUA), Colomy + Nando Reis.

O show do Ira!, um dos mais aguardados, encerra as atrações no Parque da Cultura. A banda vai apresentar clássicos e novidades do repertório do grupo paulistano que este ano completa 40 anos de estrada.  

  “A programação foi uma construção incrível que fizemos em parceria com a cidade de Votuporanga e vamos entregar um evento diverso, com apresentações para todos os gostos e idades”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da Virada SP.  
O Palco Volante do Parque da Cultura também vai receber a Virada SP com o Jam do Asfalto, da meia-noite às 3h30, seguido pela DJ Harlen (3h30). No domingo, às 12h30, é a vez do Circo – Entre Aspas Cia. Teatral que promete alegrar a criançada com atrações circenses. 

  No Centro de Convenções serão apresentadas três atrações.

A local Almagêmea Escola de Dança, a comédia “As Filhas da Mãe” e o stand up Hélio de La Peña, conhecido por ter sido um dos criadores do Casseta & Planeta. De la Peña sobe ao palco com seu “Preto de Neve”, que realça sua negritude com observações ácidas, trata da política nacional com ironia, e aborda temas da atualidade e sua paixão pelo esporte.   

Votuporanga é o 18º município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.    Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.   

“Para nós é motivo de grande alegria receber a Virada SP. Votuporanga, que já é reconhecida como a cidade dos grandes eventos, tem respirado cultura o ano todo e isso é extremamente importante na formação das nossas crianças, jovens e contribuição com o dia a dia dos adultos. Essa programação tão valiosa, que inclui também os nossos artistas locais, sem dúvida alguma proporcionará momentos especiais para todo o público”, comemorou o prefeito Jorge Seba.   


Virada SP
A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.
Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.   
Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba.
As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.   
Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.   
A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.   

Programação (Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)
Parque da Cultura Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez – Av. Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 – Jardim Alvorada
Palco Anfiteatro  Sábado (26/11) 18h Banda Zequinha de Abreu 20h Márcia Castro 23h Melim Domingo (27/11) 1h30 MC Soffia 11h Mundo Bita 13h30 Dylan Triplett (EUA) & The Simi Brothers 16h Colomy + Nando Reis 18h30 Ira!   Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali – Parque da Cultura – Av. Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 – Jardim Alvorada

Palco Auditório Sábado (26/11) 19h Marcio Zarsi 21h30 Fúria & Os Nostálgicos Domingo (27/11) 0h30 Jeito Nosso 15h Grupo de Dança Mariana Maricato – Sinta essa dança! 17h30 Dona Maria  

Palco Volante Parque da Cultura Domingo (26/11)  0h Jam do Asfalto: Danças Urbanas | Dj`s | Hip Hop 2h30 Jam do Asfalto: Danças Urbanas | Dj`s | Hip Hop 3h30 DJ Harlen Felix 12h30 O Circo – Entre Aspas Cia.Teatral  

Biblioteca Municipal Castro Alves Sábado para Domingo (26 e 27/11) 18h às 18h Projeção Mapeada Parque da Cultura   Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo – Av. dos Bancários, 3299 – Jardim Alvorada Sábado (26/11)  19h Almagêmea Escola de Dança – Gala 25 23h As Filhas da Mãe, a Comédia. Texto de Ronaldo Ciambroni, Tchesco produções Domingo (27/11)  15h Hélio de la Peña – Preto de Neve