Livro sobre a rota caipira do tráfico terá exposição e noite de autógrafos
O jornalista Allan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira. O evento aontece em frente à Saraiva do Riopreto Shopping de 1 a 15 de setembro.
A noite de autógrafos será no dia 1, às 19h. No dia 12, também às 19h, ele faz um bate-papo para contar os bastidores do livro. Ambos os eventos são abertos ao público.
A noite de autógrafos tem a presença do jornalista e escritor Domingos Meirelles. Atual presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apresentador na TV Record, Meirelles é autor do livro “A noite das grandes fogueiras” . Ele prefaciou o livro-reportagem de Allan de Abreu.
A obra é resultado de cinco anos de jornalismo investigativo. É uma espécie de radiografia do narcotráfico no principal corredor de entorpecentes do País. Um corredor estratégico para os criminosos, no qual despontam a região e também o Triângulo Mineiro no mapa do tráfico internacional, razão pela qual é chamado de rota caipira da droga.
E a exposição que o Riopreto Shopping abriga é recheada de informações visuais deste trabalho. Ela traz fotos de traficantes, mapas detalhados com as movimentações dos narcotraficantes entre os países produtores da droga – Colômbia, Bolívia, Peru – de um lado, e os grandes centros de consumo, São Paulo e Rio de Janeiro, de outro.
E entre esses dois caminhos, a rota caipira do pó, epicentro da compra e venda de cocaína no Brasil.
Quem for à exposição também poderá conferir imagens que revelam um pouco da criatividade na arte de despistar a polícia – cocaína vira tecido e até plástico, é despachada em “submarinos” improvisados ou por mergulhadores; o drama dos “mulas” a serviço do narcotráfico; a organização empresarial de grandes grupos criminosos como o PCC; os mecanismos de lavagem dos milhões de dólares impregnados pelo branco da cocaína e a corrupção do aparelho repressivo, da polícia ao Judiciário.
Em sua obra, o jornalista Allan de Abreu entrevistou policiais, juízes, promotores, traficantes e cocaleiros no Brasil, Paraguai e Bolívia. Reuniu milhares de documentos, a maior parte inéditos. O resultado é esta obra-prima da reportagem, radiografia corajosa do mercado das drogas no país. Com uma narrativa eletrizante, Abreu devassa a ascensão e a queda dos grandes barões do pó.
Exposição sobre o livro Cocaína: A Rota Caipira, do jornalista Allan de Abreu
Quando: de 1 a 15 de setembro
Onde: Riopreto Shopping (em frente à Livraria Saraiva)
– Noite de autógrafos: Dia 1 de setembro, às 19h, e no dia 12, também às 19h, o repórter do Diário da Região fará um bate-papo para contar os bastidores do livro. Ambos os eventos sã