O Don Tonel Beershop, em Rio Preto, abre espaço para a venda de um dos rótulos do Projeto Cerveja Manchinha. A marca homenageia a vira-lata que foi envenenada, espancada e morta por um funcionário de um hipermercado de Osasco. A primeira etapa da ação contou com a participação de 93 cervejarias nacionais e internacionais. Parte do lucro da venda do rótulo é revertida para instituições de proteção animal.
“Não poderíamos ficar de fora dessa mobilização. É a cerveja artesanal dando espaço e voz para outras causas, como o combate aos maus-tratos aos animais, que também devemos apoiar e discutir”, afirma Luiz Gustavo Doná, sommelier e sócio do Don Tonel.
A cerveja do projeto disponível no Don Tonel é uma West Coast IPA, versão long neck. Com perfil aromático cítrico, com toque resinoso, que lembra pinus, tem 6,5%, corpo médio, 55 IBUs, amargor intenso e equilibrado. Foi fabricada de forma colaborativa entre as cervejarias BR BREW, Satélite e Tribal, instaladas em São Paulo.
Na próxima semana, a loja deve receber a lata e o chope produzidos pelas cervejarias Everbrew e Infected Brewing Co para o projeto. Trata-se de uma English India Pale Ale.
O Projeto Cerveja Manchinha partiu do empresário Hugo Rocha após ver a imagem confeccionada pelo ilustrador e tatuador Geraldo Felício, que viralizou na internet.
O respeito aos animais faz parte da essência do Don Tonel. O beershop é um espaço pet friendly e recebe constantemente a visita de animais que acompanham seus donos .