A 57ª edição da EXPO Rio Preto acontece entre os dias 2 e 6 outubro e coloca a cidade no calendário dos maiores eventos agroempresariais do Brasil. É promovida pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Tem o apoio institucional da ACIRP, da Embrapa e do Governo do Estado de São Paulo.
Este ano, a EXPO espera receber mais de 60 mil visitantes e promover em torno de R$ 7 milhões em negócios. A feira atrai criadores de todo o Brasil e recebe 14 raças entre bovinos, equinos e ovinos, somando mais de dois mil animais para exposição, julgamento e leilões. Com pecuaristas de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, ao todo serão realizados três leilões. A organização espera receber entre 500 e 600 pecuaristas em cada leilão.
Novidades
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Pezzuto Júnior, um conjunto de inovações concretiza todo o trabalho iniciado, em 2017, com o objetivo de resgatar a tradição e a força da EXPO.
“Este ano, tivemos um ganho expressivo no número de animais. vamos realizar três leilões e inovamos com o leilão de gado de corte dentro do Recinto. Além disso, teremos a retomada do Mangalarga e a vinda do leilão Quarto de Milha, animais que só reforçam a promoção dos negócios dentro da feira”, confirma Pezzuto.
O secretário lembra que pelo terceiro ano consecutivo, a organização fez ajustes na disposição e layout do recinto. Este ano, a área de negócios está localizada em torno da área da pista de julgamento onde serão expostos os animais, potencializando a participação dos expositores durante a feira.
Outra mudança foi o aumento dos pavilhões para receber os animais. Além dos fixos, foram construídos mais cinco pavilhões móveis para comportar o gado. Outra novidade, uma pista vip dentro da área de julgamento também deverá impulsionar as negociações diretas entre os criadores.
O calendário técnico conta ainda com atividades voltadas para o agronegócio regional, com palestras e workshops de áreas temáticas como avicultura, heveicultura, pecuária de corte e leite, tecnologia e turismo rural.
Restaurantes e estrutura
A tradição também será lembrada na praça de alimentação da 57ª EXPO Rio Preto. O restaurante Caboclão está recebendo uma Comitiva que serve, diariamente, pratos típicos deliciosos. No Rancho do Tropeiro a opção é o cardápio self service com buffet variado, em um ambiente aberto e propício para ótimos bate papos.
Segundo a coordenadora geral da feira, Cristina Bassit, desde o início o planejamento do evento previa oferecer variedade, conforto e conveniência para os visitantes.
“Por isso, além dos restaurantes, a EXPO vai contar, mais uma vez, com uma praça de alimentação completa e a presença dos melhores foods trucks da região. Teremos diferentes opções de preços e cardápio para atender todos os gostos”, completa a coordenadora.
A entrada do evento, o acesso aos shows, programação de entretenimento, e estacionamento, com capacidade para 1,2 mil carros, são gratuitos. Além disso, o evento conta com seguranças, bombeiros civis, ambulatório médico, banheiros químicos e entrada com catracas, para garantir a segurança dos visitantes.
Entretenimento
Durante os cinco dias do evento, uma programação intensa garante a diversão do público de todas as idades. No Espaço Crianças, haverá atividades recreativas diárias, como touro mecânico, piscina de bolinhas, cama elástica e oficina de pipas, entre outros.
No Acampamento dos Escoteiros, os pequenos podem conhecer e experimentar atividades e técnicas escotistas. Além disso, todos os dias, o passeio de trenzinho promete fazer a alegria da criançada. No domingo (06), o palco principal recebe uma programação infantil especial. A partir das 11h, seis atrações musicais diferentes são diversão garantida para as crianças e acompanhantes. Além do parque de diversões que está sendo montado no Recinto e será mais uma opção de lazer para toda família.
A EXPO também abrirá espaço para os artistas locais com a Vila Criativa, uma área dedicada ao artesanato local, turismo regional e economia criativa.
Dezenas de apresentações estão programadas, entre shows e atividades culturais. Quem estiver passeando pelas ruas da feira, poderá ser surpreendido com contação de causos com viola, personagens e super-heróis que circulam pelo evento, danças e apresentações de teatro. A programação conta ainda com estilos musicais para todos os gostos: sertanejo, samba e música popular. As apresentações serão feitas em palcos espalhados no recinto.
Festival Nacional de Moda de Viola
Outro destaque é a primeiro Festival Nacional de Moda de Viola. A realização é da Prefeitural que distribuirá R$ 22 mil em prêmios, além de troféus. Entre os dias 2 e 5 de outubro, os selecionados se apresentam para o júri que avalia os melhores intérpretes de acordo com as categorias local, estadual e nacional. Os vencedores serão conhecidos no último dia do festival.
Nesta primeira edição, o homenageado é Valdemar Reis, um dos maiores compositores do sertanejo raiz e rio-pretense de coração há 40 anos. Além de assistir as apresentações dos músicos inscritos no Festival, o público também pode curtir shows de nomes consagrados na música caipira.