EXPO Rio Preto tem negócios, cultura, entretenimento e muita viola

0
46

A 57ª edição da EXPO Rio Preto acontece entre os dias 2 e 6 outubro e coloca a cidade no calendário dos maiores eventos agroempresariais do Brasil. É promovida pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria  de Agricultura e Abastecimento. Tem o apoio institucional da ACIRP, da Embrapa e do Governo do Estado de São Paulo.

  Este ano, a EXPO espera receber mais de 60 mil visitantes e promover em torno de R$ 7 milhões em negócios. A feira atrai criadores de todo o Brasil e recebe 14 raças entre bovinos, equinos e ovinos, somando mais de dois mil animais para exposição, julgamento e leilões. Com pecuaristas de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, ao todo serão realizados três leilões. A organização espera receber entre 500 e 600 pecuaristas em cada leilão.

Novidades

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Pezzuto Júnior, um conjunto de inovações concretiza todo o trabalho iniciado, em 2017, com o objetivo de resgatar a tradição e a força da EXPO.

“Este ano, tivemos um ganho expressivo no número de animais. vamos realizar três leilões e inovamos com o leilão de gado de corte dentro do Recinto. Além disso, teremos a retomada do Mangalarga e a vinda do leilão Quarto de Milha, animais que só reforçam a promoção dos negócios dentro da feira”, confirma Pezzuto.

O secretário lembra que pelo terceiro ano consecutivo, a organização fez ajustes na disposição e layout do recinto. Este ano, a área de negócios está localizada em torno da área da pista de julgamento onde serão expostos os animais, potencializando a participação dos expositores durante a feira.

Outra mudança foi o aumento dos pavilhões para receber os animais. Além dos fixos, foram construídos mais cinco pavilhões móveis para comportar o gado. Outra novidade, uma pista vip dentro da área de julgamento também deverá impulsionar as negociações diretas entre os criadores.

O calendário técnico  conta ainda com atividades voltadas para o agronegócio regional, com palestras e workshops de áreas temáticas como avicultura, heveicultura, pecuária de corte e leite, tecnologia e turismo rural.

 

Restaurantes e estrutura

A tradição também será lembrada na praça de alimentação da 57ª EXPO Rio Preto. O restaurante Caboclão está recebendo uma Comitiva que serve, diariamente, pratos típicos deliciosos. No Rancho do Tropeiro a opção é o cardápio self service com buffet variado, em um ambiente aberto e propício para ótimos bate papos.

Segundo a coordenadora geral da feira, Cristina Bassit, desde o início o planejamento do evento previa oferecer variedade, conforto e conveniência para os visitantes.

“Por isso, além dos restaurantes, a EXPO vai contar, mais uma vez, com uma praça de alimentação completa e a presença dos melhores foods trucks da região. Teremos diferentes opções de preços e cardápio para atender todos os gostos”, completa a coordenadora.

A entrada do evento, o acesso aos shows, programação de entretenimento, e estacionamento, com capacidade para 1,2 mil carros, são gratuitos. Além disso, o evento conta com seguranças, bombeiros civis, ambulatório médico, banheiros químicos e entrada com catracas, para garantir a segurança dos visitantes.

Entretenimento

Durante os cinco dias do evento, uma programação intensa garante a diversão do público de todas as idades. No Espaço Crianças, haverá atividades recreativas diárias, como touro mecânico, piscina de bolinhas, cama elástica e oficina de pipas, entre outros.

No Acampamento dos Escoteiros, os pequenos podem conhecer e experimentar atividades e técnicas escotistas. Além disso, todos os dias, o passeio de trenzinho promete fazer a alegria da criançada. No domingo (06), o palco principal recebe uma programação infantil especial.  A partir das 11h, seis atrações musicais diferentes são diversão garantida para as crianças e acompanhantes. Além do parque de diversões que está sendo montado no Recinto e será mais uma opção de lazer para toda família.

A EXPO também abrirá espaço para os artistas locais com a Vila Criativa, uma área dedicada ao artesanato local, turismo regional e economia criativa.

Dezenas de apresentações estão programadas, entre shows e atividades culturais. Quem estiver passeando pelas ruas da feira, poderá ser surpreendido com contação de causos com viola, personagens e super-heróis que  circulam pelo evento, danças e apresentações de teatro. A programação conta ainda com estilos musicais para todos os gostos: sertanejo, samba e música popular. As apresentações serão feitas em palcos espalhados no recinto.

Festival Nacional de Moda de Viola

Outro destaque é a primeiro Festival Nacional de Moda de Viola. A  realização  é da Prefeitural que distribuirá R$ 22 mil em prêmios, além de troféus. Entre os dias 2 e 5 de outubro, os selecionados se apresentam para o júri que  avalia os melhores intérpretes de acordo com as categorias local, estadual e nacional. Os vencedores serão conhecidos no último dia do festival.
Nesta primeira edição, o homenageado é Valdemar Reis, um dos maiores compositores do sertanejo raiz e rio-pretense de coração há 40 anos. Além de assistir as apresentações dos músicos inscritos no Festival, o público também pode curtir shows de nomes consagrados na música caipira.

No dia 2 de outubro, sobem ao palco As Galvão ,  dia 3, a dupla rio-pretense, Divino & Donizete. Na sexta (4), o pantaneiro Almir Sater se apresenta e, no sábado (5), Sérgio Reis encerra o Festival. As apresentações começam às 19 horas e os shows, às 21h.

Saiba mais – http://www.expo.riopreto.br/

Artigo anteriorVai começar a Batalha Le Grand Chef no Iguatemi  Rio Preto
Próximo artigoFlorense, Mostra de Carros Antigos, Dia da Lembrança Pet e mais
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.