Apesar de somarem nove corredores , as faixas de trânsito exclusivo para o transporte coletivo de Rio Preto contemplam 18 importantes vias de grande fluxo. Isso porque alguns corredores são formados por duas ou mais ruas.
É o que ocorre, por exemplo, no corredor 3, que contempla as ruas XV de Novembro (sentido Centro) e Antônio de Godoy (sentido Redentora). Assim como trechos menores das ruas Tiradentes, Siqueira Campos, Saldanha Marinho e Independência. Essas duas últimas promovem a ligação desse corredor com o corredor 7 – Bernardino de Campos e General Glicério –altura da Redentora.
O corredor 1 (ruas João Mesquita e Pedro Amaral) contempla também trecho de um quarteirão na rua Boa Vista.
No caso das avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt e João Bernardino de Seixas, o corredor está instalado na faixa mais à direita em ambos os sentidos de direção, contabilizando uma única via por corredor.
Já os corredores da Mirassolândia e da Philadelpho Gouvea Netto se estendem para além dos limites dessas avenidas, contemplando trechos da Elias Tarraf, Valdomiro Lopes da Silva, Ernani Pires Domingues e Cenobelino de Barros Serra.
O horário de trânsito exclusivo para o transporte coletivo é , de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30. Entre as 8h e as 16h30 o uso será compartilhado por todos os tipos de veículos automotores.
Estacionamento
Nas avenidas Philadelpho Gouvea Netto, João Bernardino de Seixas e Bady Bassitt fica permitido estacionar apenas depois das 20h e antes das 5h, como previsto na sinalização. A única exceção é a avenida Mirassolândia, onde será possível estacionar entre às 8h e às 16h30, atendendo a lei municipal aprovada pela Câmara em 2017.
Nas ruas e trechos de ruas contemplados por corredores – General Glicério, Bernardino de Campos, XV de Novembro, Antônio de Godoy, João Mesquita, Pedro Amaral, Boa Vista, Siqueira Campos, Tiradentes, Saldanha Marinho e Independência – o estacionamento será liberado na faixa da esquerda.
Veja abaixo a lista dos corredores:
- 1 – Pedro Amaral (sentido bairro)/João Mesquita (sentido Centro)
- 2 – General Glicério (sentido Centro)/Bernardino de Campos (sentido bairro) – Vila Maceno
- 3 – XV de novembro (sentido Centro)/Antônio de Godoy (sentido bairro)
- 4 – Alberto Andaló (ambos os sentidos de fluxo)
- 5 – Bady Bassitt (ambos os sentidos de fluxo)
- 6 – João Bernardino de Seixas (ambos os sentidos de fluxo)
- 7– General Glicério (sentido bairro)/Bernardino de Campos (sentido Centro) – Vila Redentora
- 8 – Mirassolândia (ambos os sentidos de fluxo)
- 9 – Philadelpho Gouvea Neto (ambos os sentidos de fluxo)