Rio Preto tem 2.626 contaminados e 80 óbitos

0
143
curso on-line

Rio Preto inicia a terça-feira, dia 30, com 2.626 casos positivos para coronavírus (Covid-19) e 80 mortes provocadas pela doença. São 25 registros de pessoas infectadas e duas novas mortes confirmadas nas últimas 24 horas. As vítimas são um homem de 48 anos e uma mulher de 83, ambas com comorbidades (condições de risco).

Do total de infectados, 2.626, 1.608 (61%) estão recuperados, 485 contaminados são profissionais que atuam na saúde e outros 446 apresentaram o quadro mais grave relacionado a problemas respiratórios, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

São 128 notificações nesta terça-feira para as síndromes gripais leves, 23 para os casos mais graves, a SRAG.

Outro dado que chama a atenção é o percentual de positividade para a Covid-19. Nas últimas três semanas ele vem se mantendo em média em 30%, ou seja, de cada 100 pessoas testadas 30 apresentaram resultado positivo.

“Esse percentual de positividade nos dá uma indicação quase que direta do que está acontecendo com a população. Nas últimas três semanas, a porcentagem de positividade está estabilizada. O número alto, 31% de positividade, porém estável. Assusta o número, mas pelo menos ocorreu uma estabilização”, explica o secretário de Saúde, Aldenis Borim.

Do total de 80 mortes provocadas pelo coronavírus, problemas no coração lidera as comorbidades que potencializam os óbitos, com 63%.

Na sequência surgem diabetes com 51%, problemas neurológicos com 11%, obesidade com 10%, imunossupressão com 7,5% e asma com 1,25%.

O secretário explica que as mortes ocorrem e devem ser atestadas como causa a Covid-19 porque caso ela não existisse nos pacientes, mesmo com as comorbidades existentes não levariam aos óbitos. “As comorbidades são fundamentais para a morte após pegar Covid”, diz Borim.

Dos óbitos, 40 são do sexo masculino e outros 40 do feminino. Nos homens 30% das mortes são da faixa etária de 20 a 59 anos. No mesmo grupo para as mulheres 17% morreram.

“Mostra que o homem está se expondo mais, tomando menos cuidado nessa faixa. Menos cuidados de lavar as mãos, usar álcool gel, máscara o tempo todo.  Peço aos homens, nessa faixa de idade, principalmente, que não é uma doença que deve ser desprezada”, afirma o secretário.

São 218 internados no momento, 78 em UTI e 140 em enfermarias.  Para efeito de comparação, a dengue ao longo de todo o ano passado provocou a morte de 19 pessoas com 33 mil contaminados. Somente este ano, a Covid-19 já matou 80 pessoas e 2.626 casos notificados. A letalidade é 53 vezes maior de Covid-19 do que a dengue.

 

Mini-lockdown

 O fechamento do comércio, serviços e shopping-centers aos domingos, segundas e terças-feiras, o chamado mini-lockdown, já surtiu efeito nesta segunda-feira, dia 29. Houve registro da diminuição de 15% do número de passageiros no transporte público, cerca de 7 mil passageiros a menos nos ônibus.

O secretário Aldenis Borim explicou que os efeitos dessa medida adotada e idealizada pela Prefeitura de Rio Preto, com o aval do governo do Estado, será sentida daqui 15 dias. Ele destacou que Rio Preto está no pico da doença.

“É o olho do furacão. O pico de casos. Entramos no nosso pico e ele vai perdurar alguns dias”.