O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, recebeu na manhã desta sexta-feira, 10/7, por meio de apreensão da Polícia Ambiental 41 cobras da espécie Corn snake, também conhecida como cobra do milho.
Os animais foram apreendidos em uma casa em Mirassol (SP), após denúncia anônima. A espécie é de origem norte-americana e não pode ser criada e nem vendida no Brasil. São 38 filhotes e três cobras adultas possivelmente usadas para reprodução.
O homem recebeu multa de R$ 10 mil e vai responder pelo crime ambiental.
As cobras passam por avaliação e higienização no Zoológico, onde serão cuidadas e posteriormente transferidas para outras entidades que possam recebê-las definitivamente.
A Corn Snake é originária dos Estados Unidos e é encontrada em meio a plantações de milho, por isso o nome. No Brasil é considerada um animal exótico. Não há predadores e se for solta indiscriminadamente na natureza, pode causar um desequilíbrio ambiental.
As cobras desta espécie não são venenosas, possuem hábitos tranquilos e acabam sendo contrabandeadas como animal de estimação.