O governo estadual de São Paulo atualizou nesta sexta-feira, 9 de outubro, o Plano São Paulo, que manteve a região de Rio Preto na fase amarela. A partir deste sábado, 10 de outubro, entram em vigor mudanças no horário de funcionamento de comércios e serviços, nas unidades respiratórias e também no funcionamento do passe gratidão.
Ampliação de horário para a fase amarela:
As mudanças que passam a vigorar a partir deste sábado, 10 de outubro, compreendem:
- O horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, serviços e shoppings, que podem ampliar de 8 para 10 horas por dia.
- Academias passam a funcionar com capacidade limitada a até 30% da capacidade máxima de usuários.
- Para o Ensino Médio, a capacidade limitada é de até 20% de alunos matriculados.
- Para o Ensino Superior, a capacidade limitada é de até 40% para os cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina. Demais cursos do ensino superior tem capacidade limitada a até 35% de alunos matriculados.
Todas as normas estão preconizadas na Deliberação 08/2020, que pode ser acessada no portal da prefeitura de Rio Preto, em www.riopreto.sp.gov.br/coronavirus.
Mudança nas unidades respiratórias:
A partir da próxima terça-feira, 13 de outubro, as UBS Vetorazzo e Vila Mayor retomam o atendimento de casos crônicos, deixando de atender casos de síndromes respiratórias. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Caso o munícipe necessite de atendimento para casos de síndrome respiratória leve deve procurar as seguintes unidades:
– Anchieta: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
– Solo Sagrado: funcionamento 24h;
– Estoril: funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 22h, e sábados e domingos, das 7h às 13h;
– Caic/Cristo Rei: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h;
– Santo Antonio: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
– Lealdade/Amizade: funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Volta da gratuidade do passe gratidão:
O decreto que suspende a gratuidade do transporte público coletivo aos idosos em horários de pico será revogado. A partir deste sábado, 10 de outubro, os idosos poderão voltar a utilizar o transporte coletivo gratuitamente – com o passe gratidão – durante todo o dia, inclusive entre 5h e 8h e 16h30 e 19h30, horários em que a gratuidade havia sido suspensa.