Abraços Virtuais : iniciativa marca Dia da Não Violência no Iguatemi

0
17

Equidade, inclusão, empatia, solidariedade e respeito são temas das conversas do “Abraços Virtuais no Pátio 2020”, promovido pelo Shopping Pátio Higienópolis.  O intuito é reforçar atitudes e ações de respeito e solidariedade ao próximo.

O evento online ocorre em 2 de outubro, data que marca o dia da não violência, em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (2/10/1869 – 30/01/1948).

A data foi instituída pela ONU  em 2005 para reafirmar a “relevância universal do princípio da não violência e o desejo de garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não violência”.

As palestras e bate-papos acontecem ao longo do dia pelo canal do YouTube do shopping Pátio Higienópolis. A participação é gratuita.

A abertura será às 11h, com a escritora Djamila Ribeiro. Assim como o Shopping Iguatemi  Rio Preto, o Pátio Higienópolis pertence à Iguatemi.

Confira a programação completa:

11h – Djamila Ribeiro – Lugar de Fala e Racismo

Djamila Ribeiro é Mestre em Filosofia Política, coordenadora da coleção Feminismos Plurais e autora dos livros O que é lugar de fala?; Quem tem medo do Feminismo Negro?; e Pequeno Manual Antirracista. Idealizadora do Selo Sueli Carneiro, foi palestrante nas principais universidades do mundo, entre as quais Harvard e Oxford. É também colunista na revista Elle Brasil e do Jornal Folha de S. Paulo.

15h – Ruth Manus – Mulheres Cuidam de Mulheres

Ruth Manus é advogada, professora e escritora. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP e pós- graduada em Direito Coletivo do Trabalho pela Università di Roma Tor Vergata, em Direito Europeu, pela Universidade de Lisboa e, em Processo do Trabalho, pela PUC-SP.  Mora desde 2014 em Portugal, onde termina seu doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa. Foi colunista do Estadão por mais de quatro anos. Hoje, escreve para Observador (Portugal) e para a Revista Glamour (Brasil).

17h – Jakson Follmann – Valorização da Vida: Abrace seus Sonhos  – Conversa e Pocket Show

Jakson Follmann é ex-goleiro, embaixador da Chapecoense e do IPO (Instituto de Prótese e Órtese) de Chapecó, além de cantor. Follmann foi um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em novembro de 2016. Por conta deste acidente, teve parte de sua perna direita amputada, o que impediu de continuar a carreira como goleiro profissional de futebol. Em setembro de 2017, recebeu Prêmio Brasil Mais Inclusão, pela Câmara dos Deputados. Em 2019, Follmann venceu o programa Popstar, mostrando sua versatilidade como cantor.

19h – Leandro Karnal – Cultura da Paz

Leandro Karnal é historiador, doutor pela Universidade de São Paulo; ex-professor da UNICAMP por 25 anos, e escritor. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos no Brasil, como O Dilema do Porco Espinho e, o mais recente, Viver, a Que se Destina, em parceria com o filósofo Cortela. É colunista fixo do jornal O Estado de São Paulo e suas mídias sociais já alcançaram mais de 5 milhões de seguidores.

Artigo anteriorPedidos do Açúcar Guarani pelo e-commerce crescem 307% durante a quarentena
Próximo artigoEstão permitidas, com restrições, exposições, convenções, teatro e cinema
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.