Aneurisma de aorta, doença grave e pouco conhecida, Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

0
62

A artéria aorta constitui a principal artéria do corpo humano, com origem no coração e término no abdome, ao fornecer a vascularização dos membros inferiores. Corroborando sua inquestionável relevância em nosso sistema circulatório, a artéria aorta é responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e estruturas do organismo.

Tão preocupante quanto as doenças cardíacas e cerebrais, o acometimento patológico da artéria aorta exige atenção especial tanto do paciente quanto da equipe médica. Dentre as diversas doenças que desenvolvem-se na artéria aorta, o aneurisma de aorta representa a alteração mais associada a mortalidade.

Fruto do enfraquecimento da parede arterial, o aneurisma de aorta caracteriza-se pela dilatação progressiva e irreversível da parede aórtica, com elevado risco de rotura e choque hemorrágico.

Nos casos de rotura, as chances de sobrevivência são mínimas.

Semelhante as demais doenças vasculares, o melhor tratamento fundamenta-se na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento individualizado.

 

  • Quais são os principais fatores de risco para o aneurisma de aorta?

Os principais fatores de risco para o aneurisma de aorta incluem idade avançada, tabagismo, história familiar de aneurismas e a presença de sinais de comprometimento circulatório sistêmico, tais como episódios anteriores de infarto do miocárdio, derrame cerebral e “má circulação”.

Apesar de pouco conhecidos pela população em geral, os aneurismas de aorta são mais prevalentes na população masculina. Portanto, todo homem a partir dos 50 anos de idade deve ser avaliado quanto a presença de aneurisma de aorta.

 

  • Como o aneurisma de aorta pode ser diagnosticado?

A presença de massa pulsátil e palpável sugere a presença do aneurisma. Entretanto, como o aneurisma de aorta frequentemente não manifesta sintomas, é fundamental que ele seja investigado!

O ultrassom Doppler de Aorta Abdominal é o melhor exame para pesquisar a presença de aneurisma de aorta. Se o aneurisma for identificado, o paciente deverá ser submetido a angiotomografia para avaliação do tamanho real do aneurisma. Quanto maior o aneurisma, maior o risco de rotura.

 

  • Como o aneurisma de aorta pode ser tratado?

O cirurgião vascular é o profissional habilitado a realizar o diagnóstico e instituir o melhor tratamento para o aneurisma de aorta. A decisão quanto ao tratamento do aneurisma cabe ao cirurgião vascular.

Por isso, faça sua avaliação e previna-se.Atualmente, as endopróteses representam uma opção minimamente invasiva para o tratamento cirúrgico dos aneurismas de aorta.

 

 

Artigo anteriorRisoto de Funghi com bife de chorizo, uma combinação perfeita
Próximo artigoOlímpia tem live com João Bosco & Vinícius para divulgação do turismo responsável
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here