Aneurisma de aorta, doença grave e pouco conhecida, Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

0
112

A artéria aorta constitui a principal artéria do corpo humano, com origem no coração e término no abdome, ao fornecer a vascularização dos membros inferiores. Corroborando sua inquestionável relevância em nosso sistema circulatório, a artéria aorta é responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e estruturas do organismo.

Tão preocupante quanto as doenças cardíacas e cerebrais, o acometimento patológico da artéria aorta exige atenção especial tanto do paciente quanto da equipe médica. Dentre as diversas doenças que desenvolvem-se na artéria aorta, o aneurisma de aorta representa a alteração mais associada a mortalidade.

Fruto do enfraquecimento da parede arterial, o aneurisma de aorta caracteriza-se pela dilatação progressiva e irreversível da parede aórtica, com elevado risco de rotura e choque hemorrágico.

Nos casos de rotura, as chances de sobrevivência são mínimas.

Semelhante as demais doenças vasculares, o melhor tratamento fundamenta-se na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento individualizado.

 

  • Quais são os principais fatores de risco para o aneurisma de aorta?

Os principais fatores de risco para o aneurisma de aorta incluem idade avançada, tabagismo, história familiar de aneurismas e a presença de sinais de comprometimento circulatório sistêmico, tais como episódios anteriores de infarto do miocárdio, derrame cerebral e “má circulação”.

Apesar de pouco conhecidos pela população em geral, os aneurismas de aorta são mais prevalentes na população masculina. Portanto, todo homem a partir dos 50 anos de idade deve ser avaliado quanto a presença de aneurisma de aorta.

 

  • Como o aneurisma de aorta pode ser diagnosticado?

A presença de massa pulsátil e palpável sugere a presença do aneurisma. Entretanto, como o aneurisma de aorta frequentemente não manifesta sintomas, é fundamental que ele seja investigado!

O ultrassom Doppler de Aorta Abdominal é o melhor exame para pesquisar a presença de aneurisma de aorta. Se o aneurisma for identificado, o paciente deverá ser submetido a angiotomografia para avaliação do tamanho real do aneurisma. Quanto maior o aneurisma, maior o risco de rotura.

 

  • Como o aneurisma de aorta pode ser tratado?

O cirurgião vascular é o profissional habilitado a realizar o diagnóstico e instituir o melhor tratamento para o aneurisma de aorta. A decisão quanto ao tratamento do aneurisma cabe ao cirurgião vascular.

Por isso, faça sua avaliação e previna-se.Atualmente, as endopróteses representam uma opção minimamente invasiva para o tratamento cirúrgico dos aneurismas de aorta.