Atletas da Geração de Prata, conhecida por alavancar o vôlei no Brasil, estarão em Rio Preto neste sábado

0
602

A Geração de Prata do vôlei masculino brasileiro, vice-campeã da Olimpíada de Los Angeles-1984, ficou conhecida por alavancar a modalidade no país e dar início a uma era vitoriosa, que hoje acumula cinco ouros olímpicos (3 masculino 2 feminino). Alguns dos nomes que fizeram parte desta seleção, Willian Carvalho da Silva, Domingos Maracanã e Badalhoca (Bada), estarão em Rio Preto neste sábado, 28, para uma atividade do Sesc Verão. 

Os atletas participam de um jogo exibição com integrantes da equipe do Palestra Esporte Clube, que marcou época no esporte rio-pretense na década de 80, trazendo para a cidade grandes duelos com a equipe da Pirelli, principal equipe do país, que contava com vários jogadores da seleção brasileira.

O evento, que tem início às 14h, será uma oportunidade para homenagear aqueles que alavancaram o vôlei brasileiro a se tornar a potência mundial que é hoje. Serão entregues placas de homenagem aos participantes e, em seguida, haverá um bate-papo, momento em que os jogadores contarão suas histórias, conquistas e dificuldades da época, além de responderem a perguntas do público por cerca de 30 minutos.

Em seguida, com a locução do MC do Jogo das Estrelas do NBB (Campeonato Brasileiro de Basquete), haverá um jogo exibição entre a os atletas da “Geração de Prata” e ex-atletas do E.C. Palestra, terminando com fotos e autógrafos com o público.

Conheça os Atletas da Geração de Prata que estarão em Rio Preto neste sábado

Willian Carvalho Da Silva

Em 1973 estreou na seleção brasileira. Ao longo dos anos 1970, jogou em clubes como o Randi e Aramaçan (Santo André) e Paoletti (Itália). Nesse período conquistou (jogando pela seleção brasileira) a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do México (1975) e San Juan (1979) e medalha de ouro nos Sul-Americanos de 1975, 1977 e 1979. Em 1979 volta para Pirelli, onde venceu oito campeonatos Paulistas seguidos (1981 a 1988). Em 1982, sua geração começa a trilhar o caminho de sucesso que alcançou hoje o voleibol brasileiro. Conquistou a medalha de prata no Mundial da Argentina (1982), perdendo a final para a fortíssima equipe soviética. O ápice, porém, foi nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA), em 1984, quando conquistou a inédita medalha de prata, perdendo a final para a equipe norte-americana por 3×0. Participou de quatro Olimpíadas

Como treinador: Após encerrar carreira como jogador, partiu para a carreira de treinador. Foi técnico da Uniban (campeão da Superliga 1998/99), do MRV/Minas, do Açúcar União/São Caetano, do Brasil Telecom/Brasília, Vôlei Futuro de Araçatuba e São Bernardo. Atualmente treina o time na divisão de acesso da competição.

Domingos Lampariello Neto, mais conhecido como Domingos Maracanã

Seu primeiro clube profissional foi Esporte Clube Pinheiros, com apenas seis meses após disputar o primeiro campeonato, surge a convocação para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil, onde recebeu apelido de Maracanã, por um jogador carioca do Botafogo de Futebol e Regatas por ser o mais alto entre os convocados e posteriormente passou pela categoria juvenil e adulta.

Na década de 80, defendeu as cores da Pirelli, Banespa e da Seleção Brasileira. Também atuou na Itália onde defendeu os clubes: Olioventuri de Peruggia e Miadigitronic de Verona. Com a Seleção Brasileira de Voleibol conquistou a primeira medalha do país na Copa do Mundo de Voleibol Masculino de 1981 em Tóquio-Japão, conquistando o bronze.

Pertenceu a geração de jogadores que ajudaram o vôlei brasileiro assumir o segundo posto no esporte na preferência nacional, pelos grandes resultados da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino e pela medalha de prata na Jogos Olímpicos de Verão de 1984 realizado em Los Angeles-EUA.

Antônio Carlos Gueiros Ribeiro, mais conhecido como Badalhoca

Pela seleção brasileira: Conquistou a Prata no Mundial de 1982, Prata na Olimpíada de Los Angeles, 1984, Campeão sul-americano de 1972, 1973, 1975, 1977, 1979, 1981, 1983 e 1985, Ouro no Pan-Americano de Caracas, 1983, Prata nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, 1975, e San Juan 1979, Vice-campeão mundial em 1982, Bronze na Copa do Mundo de 1981 e Campeão do Mundialito de 1982 e 1984.