Broteco, Festival de Comida de Boteco de Brotas, começa esta semana

0
37

Começa no dia 30 de maio a terceira edição do Broteco, o Festival de Comida de Boteco de Brotas. É a ocasião para experimentar novos sabores, texturas e combinações de ingredientes. Isso porque cada um dos 19 restaurantes participantes  apresenta uma receita nova, especialmente criada para o festival.

O desafio lançado aos chefs e cozinheiros locais é apresentar um prato novo.

Brotas é um destino que propicia novas experiências e emoções, inclusive à mesa. E é esse o objetivo do Broteco, que vai até 15 de julho, explica o secretário de Turismo, Fabio Pontes.

“O Brotas Gourmet, o tradicional festival gastronômico de Brotas, realizado sempre em agosto e sucesso de público, evoluiu a gastronomia local. Tanto que agora também temos um segundo festival, o Broteco, que vai trilhando os mesmos caminhos”, comenta.

Há petiscos para todos os gostos. Tem sanduíche de mortadela com pistache, linguiça flambada na cachaça, tilápia à rolê, espetinho de filé mignon com bacon, bolinho de frango com polenta, batata cremosa e bacon, pastel de linguiça artesanal apimentada, trouxinha de costela suína e molho barbecue, hambúrguer de costela e cebola caramelada, ceviche na casquinha, lambari frito com chantilly de limão, fondue de queijo, bolinho de abóbora orgânica, pizza japonesa, bacalhoca, polenta ao molho napolitano, bruschetta de camarão e frango com laranja, gengibre e gergelim torrado.

Melhor petisco e melhor garçom

Como na edição de 2018, o público  ajuda a eleger o melhor petisco do Broteco. Para isso, basta acessar a fan page do festival e votar na receita que, em sua opinião, é a melhor. O vencedor sairá da soma das notas do júri popular e júri técnico, formado por chef de cozinha do Senac e por um representante da EPTV São Carlos que  avaliam apresentação, sabor e inovação de todos os pratos.

A receita vencedora terá inscrição gratuita para participar do Brotas Gourmet de 2020. Através da fan page do Broteco, o público também vai eleger o melhor garçom, que vai ganhar brindes.

Brindes ao consumidor

Além de degustar as delícias do Broteco, o consumidor pode ganhar brindes. Há um guia do Broteco impresso com informações sobre o festival que será distribuído nos 19 restaurantes participantes e que tem espaço para o cliente colar selos do evento.

O cliente que colar no guia selos de quatro diferentes restaurantes escolhe seu prêmio: dois ingressos no Thermas Water Park São Pedro, o parque aquático da vizinha São Pedro e que patrocina o Broteco, ou uma cortesia para atividades do turismo de aventura em Brotas, como rafting, entrada para visitar cachoeira e fazer day use em ecoparque.

Todos os restaurantes participantes do Broteco estarão identificados com uma bandeira do festival.

Turismo regional

O Broteco é organizado pela Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), com apoio da Prefeitura de Brotas, através da Secretaria Municipal de Turismo de Brotas.

Neste ano, o evento tem patrocínio do Thermas Water Park São Pedro e do Thermas São Pedro Park Resort, ambos da vizinha estância turística de São Pedro.

“Para o Broteco, receber patrocínio de empreendimentos turísticos de município vizinho é o reconhecimento da importância do festival.Para Brotas, é provada viabilidade da regionalização turística que propicia ganho a todos já que o turista que visita Brotas também pode visitar São Pedro na mesma viagem”, comenta Fabio Pontes.

Gastronomia de Brotas

O Broteco é o caçula dos eventos gastronômico de Brotas, que já tem como tradicional o Festival Brotas Gourmet, que é realizado sempre em agosto.

“Eventos como o Broteco ajudam a aquecer a economia neste período de baixa temporada e contribuem para colocar Brotas na mídia. Além disso, o festival fortalece a gastronomia e o turismo, incentiva a criatividade dos chefs e cozinheiros e valoriza a culinária local”, enumera Rafael Barbieri, presidente da Abrotur.

Brotas nas estações frias

O outono e o inverno são as melhores estações do ano para atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como caminhada, arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, superbike, ciclismo, balonismo, entre tantas outras opções que Brotas oferece a seus visitantes. Neste ano, a novidade das estações frias é a piscina aquecida no Recanto das Cachoeiras.

Localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 240 quilômetros da Capital e com acesso pelas melhores rodovias do Brasil, Brotas tem 15 atrações turísticas entre ecoparques, fazendas e sítios abertos aos turistas, 22 agências e operadoras de turismo, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, e 80 estabelecimentos gastronômicos. É um destino para viajar com a família, com os amigos e com as crianças. É lugar para descansar, para fazer ecoturismo e para muita aventura.

Serviço

Saiba mais sobre o Broteco em https://www.facebook.com/broteco/

 

 

Artigo anteriorCostelada Pantaneira acontece no Recinto do Folclore de Olímpia
Próximo artigoEm sua 25ª edição, Festa das Nações reúne a culinária de diversos países
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.