A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira, 23 de março.
Acontece de forma escalonada, ou seja, terá três etapas: a primeira, de 23 de março a 15 de abril, será para a imunização de idosos e profissionais da Saúde.
Na segunda etapa, de 16 de abril a 8 de maio, serão incluídos professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança.
Na terceira e última etapa, que começa em 9 de maio, serão incluídas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idades de 55 a 59 anos.
Ainda no dia 9 de maio, está marcado o Dia de Mobilização Nacional, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação. A campanha segue até o dia 22 de maio.
A estimativa é de que 15,5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha é de 172 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
A partir de segunda-feira, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde iniciam a vacinação nas casas de repouso e Institutos de Longa Permanência (ILPIs). As 45 instituições da cidade vão receber as equipes para imunizar os cerca de mil idosos que frequentam ou vivem nesses locais.
Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada. Normalmente, começa em abril.
“É uma estratégia importante porque garante a imunização das pessoas com fatores de risco para complicações antes do período de maior circulação do vírus Influenza. Considerando a situação mundial do coronavírus, a antecipação da vacinação também é positiva porque reduz o número de pessoas com quadros respiratórios decorrentes da Influenza procurando os serviços de saúde”, afirma a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.