Campanha de vacinação contra gripe começa segunda-feira

0
78

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira, 23 de março.

Acontece de forma escalonada, ou seja, terá três etapas: a primeira, de 23 de março a 15 de abril, será para a imunização de idosos e profissionais da Saúde.

Na segunda etapa, de 16 de abril a 8 de maio, serão incluídos professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança.

Na terceira e última etapa, que começa em 9 de maio, serão incluídas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idades de 55 a 59 anos.

Ainda no dia 9 de maio, está marcado o Dia de Mobilização Nacional, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação. A campanha segue até o dia 22 de maio.

A estimativa é de que 15,5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha é de 172 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

A partir de segunda-feira, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde iniciam a vacinação nas casas de repouso e Institutos de Longa Permanência (ILPIs). As 45 instituições da cidade vão receber as equipes para imunizar os cerca de mil idosos que frequentam ou vivem nesses locais.

Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada. Normalmente, começa em abril.

“É uma estratégia importante porque garante a imunização das pessoas com fatores de risco para complicações antes do período de maior circulação do vírus Influenza. Considerando a situação mundial do coronavírus, a antecipação da vacinação também é positiva porque reduz o número de pessoas com quadros respiratórios decorrentes da Influenza procurando os serviços de saúde”, afirma a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

 

Vacina contra Influenza

Este ano, a vacina contra Influenza é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A H1N1 (pdm09), Influenza A H3N2 e Influenza B. Não há contraindicações, ao contrário: é eficaz e protege contra os três tipos de vírus, que são os de maior circulação.

Artigo anteriorSebrae está focado em apoiar os pequenos negócios a superarem a crise do Coronavírus
Próximo artigoBrasil tem 621 casos confirmados e sete mortos, Rio Preto tem 47 casos suspeitos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.