Consciência Negra é celebrada através de fotos no Riopreto Shopping

0
67
Consciência negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. A data escolhida é representada pela morte do líder negro Zumbi. Ele  lutou contra a escravidão no nordeste, sendo símbolo de luta e resistência.

 O Riopreto Shopping recebe a exposição “Coisa de Preto”, que fica em cartaz do dia 16 até 21 de novembro, em frente a loja da Claro. O intuito é despertar o interesse social e celebrar essa data importante no calendário rio-pretense.

A exposição é realizada pela Associação dos Negros em parceria com a Secretaria da Mulher e o setor de Raça e Etnia d Rio Preto.

São 20 fotos expostas, tiradas pelo fotografo Yuiti Hassui . O fundamento é  mostrar os traços, força, e reconhecimento da verdadeira identidade e dignidade negra.

O setor de Raça e Etnia é o responsável de promover ações para combater o racismo.   Promove a integração dos negros na sociedade. Atuam em toda a cidade, dentro de shoppings, faculdades, hospitais e através de exposições, palestras e debates. Arrecadam, também,  dinheiro, alimento e roupa para os haitianos e desabrigados que moram na cidade.

Artigo anteriorFeriado é Dia de Limpar o Nome em Rio Preto, é o “Acertando suas Contas”
Próximo artigoNoite Preta une diversidade da cultura negra em grande festa
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.