Rio Preto está participando de um projeto de testagem para Covid-19 do estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan e laboratório Hilab.
O município recebeu 27.819 testes sorológicos que serão realizados entre 40 e 60 dias. Os testes são destinados aos seguintes públicos-alvo:
– Trabalhadores dos serviços de saúde
– Funcionários da Guarda Municipal
– Trabalhadores do transporte públicos
– Comunicantes assintomáticos
– População privada de liberdade
– População e trabalhadores dos Institutos de Longa Permanência para Idosos.
As testagens estão sendo feitas de forma escalonada, a partir do contato prévio da Secretaria de Saúde com as Instituições citadas acima.
O teste sorológico detecta a presença dos anticorpos IGM, que indicam a fase aguda da doença, e anticorpos IGG, que indicam que a pessoa já teve contato com a doença em algum momento de sua vida.
No caso de resultado positivo para IGM, o protocolo do estado de São Paulo indica o afastamento do trabalho por sete dias. Já no caso de resultado positivo para IGG não há necessidade de afastamento, já que se entende que a imunidade para a doença já foi criada.
“É um teste bastante questionável, sem opinião unânime das Organizações de Saúde. Esse teste visa fazer o levantamento populacional daqueles já tiveram a Covid-19 de forma assintomática. Recebemos do estado de São Paulo e estamos aplicando, conforme o protocolo estadual”, afirmou o secretário de saúde, Aldenis Borim.