A Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) realiza, desde o início da pandemia, a higienização diária dos pontos de maior fluxo de pedestre – passageiros e consumidores – no Calçadão, na Rodoviária, no Terminal Urbano e praças da região central.
A medida visa prevenir a disseminação do coronavírus, causador da Covid-19.
A limpeza “pesada” é feita sempre nas madrugadas para permitir que o produto pulverizado sobre o calçamento e as estruturas metálicas seque, criando uma proteção contra a contaminação por contato.
A higienização é feita por operador que utiliza uma mangueira semelhante às de combate a incêndios para atingir um raio de até 10 metros de distância. Outro equipamento, acoplado sobre o caminhão que transporta os produtos, consegue pulverizar o produto sobre estruturas mais altas, como os pontos de táxi.
São dois os produtos utilizados na higienização: o hipoclorito de sódio e o cloreto de benzalcônio, aplicados de formas diferentes e em períodos distintos.
A limpeza com o hipoclorito de sódio é feita somente nas madrugadas, sem a circulação das pessoas. Sua ação é mais rápida, em torno de 30 segundos. Por ser um produto mais forte quimicamente, é recomendado a aplicação sem a presença humana, até que seu efeito na superfície seja finalizado.
Já a solução com o cloreto de benzalcônio é dispersa no piso com isolamento de 10 minutos da área, para validação. Após esse período, o espaço é liberado à população.