Enoturismo no Vale do São Francisco, na Bahia

0
71
Enoturismo no Vale do São Francisco, na Bahia
Enoturismo no Vale do São Francisco, na Bahia

Na construção de um roteiro de férias por vinícolas nacionais, coloque o Vale do São Francisco, na Bahia, como opção. É uma região surpreendente, na qual estão localizados os vinhedos da vinícola Terranova do Grupo Miolo, a maior exportadora de vinhos do Brasil e amplamente reconhecida no mercado internacional. Trata-se de um roteiro fora do convencional, que recebe cerca de 50 mil visitantes por ano, e deslumbra com belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e vinhos de alta qualidade. 

Com mais de 20 anos de atividades no sertão nordestino, a vinícola Terranova conta com tecnologia de ponta e a expertise do Grupo Miolo em um terroir excepcional com produção que já ultrapassa a marca de 4,5 milhões de litros anuais de vinhos finos, brandy e suco de uva. As condições climáticas, solo, relevo e hidrografia da região impulsionam a produção, que rende até duas safras e meia por ano, condição natural específica em áreas vitivinicultoras localizadas em regiões de baixa latitude, ou seja, próximas à linha do Equador.

Localizada na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que apresenta grande biodiversidade, os vinhedos Terranova estão em uma área de clima tropical semiárido que apresenta longos períodos de seca e estiagem, muita incidência solar o ano todo, temperaturas elevadas, solos ricos em minerais e está próxima ao Rio São Francisco, que facilita o processo de irrigação das vinhas. 

Terranova é um oásis do Grupo Miolo em meio a uma região com condições naturais tão peculiares, e isto deixa a vivência ainda mais interessante, pois além de ser um terroir excepcional, tornou-se um dos principais roteiros turísticos para quem aprecia bons vinhos! 

A vinícola faz parte do roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um passeio de barco que leva em média duas horas e meia pelo Rio São Francisco, com início em Juazeiro, paradas em locais turísticos ao longo do Velho Chico e no Lago Sobradinho, além de oferecer degustações a bordo e harmonizações com comidas típicas.

Ao chegar na vinícola, os participantes visitam os vinhedos e as modernas instalações do Grupo Miolo, além de serem recebidos por uma elaborada estrutura composta por uma cantina, uma cave subterrânea, setor de engarrafamento, destilaria, sala de degustação e loja. 

Vale do São Francisco conquista Indicação de Procedência

No final de 2022, o Vale do São Francisco conquistou a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes, a mais recente no país e a primeira IP de vinhos tropicais do mundo. O reconhecimento veio pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e chega para atestar a qualidade e a uniformidade da produção vitivinícola desta região. 

“Indicação de Procedência (IP) é uma das modalidades do sistema de Indicação Geográfica o que classifica a região, cidade ou localidade que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. A partir de agora, quem nesta região produzir vinhos finos, nobres, espumantes naturais ou moscatel seguindo o padrão de produção e normas estabelecidas, poderá utilizar o selo da Indicação de Procedência em seus produtos”, esclarece Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo.

Este reconhecimento garante o aprimoramento da qualidade dos vinhos produzidos, pois estabelece normas a serem seguidas. Logo, os vinhos elaborados seguindo tais critérios garantem ser produtos de origem qualificados, uma validação de qualidade para os consumidores finais. Esta conquista promove, também, uma ampliação da visibilidade da região produtora, o que estimula o enoturismo local e a vitivinicultura.

Os interessados podem agendar a visita diretamente site da empresa: https://www.miolo.com.br/enoturismo/#fale-conosco. E, para quem desejar conhecer exemplares produzidos nos vinhedos Terranova no Vale do São Francisco, a sugestão é a  linha de Espumantes Ballade, elaborada pelo Grupo Miolo em parceria com a Wine. São exemplares expressivos nos aromas e sabores, muito refrescantes e adequados para os veganos.

Veja a seguir os destaques dessa linha:

Espumante Ballade Brut by Miolo, um blend das uvas Chenin Blanc, Sauvignon blanc e Verdejo elaborado pelo Método Charmat cheio de vivacidade e frescor. 

Espumante Ballade Rosé Brut by Miolo, elaborado com a uva Grenache pelo Método Charmat, é um espumante inusitado, marcante e apaixonante, muito frutado e refrescante. 

Espumante Ballade Moscatel by Miolo, produzido com a uva Moscatel pelo Método Asti, é ótimo para os dias ensolarados de verão e encanta os mais diversos paladares pelos seus aromas floral e frutado, seu estilo fácil de beber, doçura e leveza em boca.

A vinícola Terranova do Grupo Miolo é uma excelente opção para quem aprecia unir dois prazeres: viajar e aprender mais sobre o universo dos vinhos. Vale dizer que é uma excelente opção de enoturismo em todas as estações do ano.