Quem passar pelo Espaço Cultural Iguatemi a partir desta quinta-feira (25 de fevereiro) encontrará uma nova exposição de arte. Em uma série de obras, a mostra O mundo natural e a forma humana: o belo que transcende!, Rodrigo Motta, artista plástico e cirurgião plástico, traz suas descobertas e sua trajetória, revelando uma mistura da arte, do belo e da medicina, além de uma reflexão sobre o meio ambiente e o mundo que estamos vivendo.
Nessa relação, o artista apresenta um grande conjunto sobre a sensibilidade humana e a vida na Terra, assim como a importância de seu equilíbrio para a garantia da harmonia. Em 1986, com 11 anos de idade, Rodrigo Motta deu os seus primeiros passos nos contornos e cores da natureza. Sua inspiração tomou forma em telas. Ao longo dos anos, sua trajetória foi marcada pela observação e harmonização do belo. Desde 2017 o retorno às telas lhe trouxe a maturidade da transcendência da beleza humana para a beleza da natureza.
Assim, a nova exposição traz espécies do Velho Mundo e da América do Sul e uma em especial como parte desse conjunto: a espécie humana. Cada uma com papel fundamental no equilíbrio no planeta.
Para Drica Sanches, do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp, parceiro do shopping para as exposições no Espaço Cultural Iguatemi, o objetivo é difundir o acesso democrático à cultura e gerar negócios.
“As mostras e os artistas ganham visibilidade com uma frequência de público importante que passa pelo local”, ressalta. “É também um espaço de realização de negócios, pois a arte, além de gerar capital humano e social, também gera valor econômico para a cidade. Por isso, estar dentro de um shopping expondo obras de arte é uma oportunidade incrível e que agrega valores ao NEC e, consequentemente, aos artistas que participam do núcleo”, completa Drica.
A mostra O mundo natural e a forma humana: o belo que transcende! faz parte do ciclo de exposições Transições e fica em cartaz até 24 de março, no Espaço Cultural Iguatemi, no Piso Superior do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto.
A visitação é gratuita.