Cia. Fábrica de Sonhos apresenta o “Festival de Janeiro – Edição Especial”

0
32
“Festival de Janeiro - Edição Especial”

O Festival de Janeiro – Edição Especial toma lugar em março em caráter de exceção buscando cumprir o seu objetivo primeiro: possibilitar trabalho para artistas em tempos de escassez. 

O Festival acontece nos dias de 17 a 21/03 e de 24 a 28/03 com a apresentação de 12 espetáculos, 12 atividades formativas e 12 debates mediados por Dib Carneiro Neto.

Para quem estava com saudades dos espetáculos teatrais, se prepare. Vai começar mais uma temporada nacional de teatro infantil online.

Vem aí o “Festival de Janeiro – Edição Especial”, idealizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, que em 2021 somará vinte e três anos de trajetória teatral, sustentada por sua importância no cenário da produção teatral para crianças produzida em São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo e em todo o país. 

O Festival de Janeiro – Edição Especial é uma mostra de peças teatrais para toda a família que acontece tradicionalmente em janeiro de cada ano e que excepcionalmente em 2021 será realizado em março, com a intenção de apresentar ao público peças teatrais de qualidade para toda a família e fomentar atividades formativas para iniciantes na área teatral e público em geral. 

Neste ano o Festival acontece de 17 a 21/03 e de 24 a 28/03 de 2021, contemplando a realização de doze apresentações teatrais para crianças e doze atividades formativas sobre esta produção. 

O festival será realizado por meio de transmissão online a partir do Teatro do SESI em São José do Rio Preto / SP. Sob coordenação da Cia. Fábrica de Sonhos. 

Toda a programação – apresentações, atividades formativas e debates –, serão realizadas no formato online, compartilhados por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube da Cia. Fábrica de Sonhos e retransmissão pelo canais do Sesi/SP. Todas as apresentações terão tradução em libras.

As inscrições online estarão abertas para grupos, companhias e coletivos de todo o país a partir deste sábado (20/03) pelo site www.festivaldejaneiro.com .

PARCEIROS

O projeto foi contemplado com recursos do edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Produção e realização de festival de cultura e economia criativa com apresentação online. 

O Festival tem o patrocínio do Riopreto Shopping, apoio do Sesi/SP e World Games, e realização da Cia. Fábrica de Sonhos, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Segundo Drica Sanches, diretora da Cia. Fábrica de Sonhos, “o grande diferencial do “Festival de Janeiro – Edição Especial” está justamente no acesso pleno e democrático às artes cênicas, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e por consequência, para a arte de modo geral”. 

PROGRAMAÇÃO 

A programação do Festival de Janeiro – Edição Especial será composta a partir da seleção dos espetáculos e das atividades formativas feitas pelos curadores, por meio de inscrições em sistema online, disponibilizados pela organização do Festival e amplamente divulgados. 

O festival contempla doze apresentações de espetáculos teatrais para crianças, com sessões de quarta a sábado às 19h e às 16h e 20h aos domingos e gratuito; doze atividades formativas (workshops, mentorias, palestras etc) acerca da produção teatral para crianças.

A programação terá ainda doze debates dos espetáculos apresentados, mediados pelo maior crítico de teatro para crianças da atualidade, Dib Carneiro Neto, favorecendo o diálogo e o compartilhamento com o público das linguagens cênicas propostas.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

PARA ESPETÁCULOS DE TODO O PAÍS

No que diz respeito aos espetáculos que irão compor a grade de programação do Festival, deve-se destacar que, será publicado um edital/ficha de participação online.

As inscrições online estarão abertas para grupos, companhias e coletivos de todo o país a partir deste sábado (20/03), no site www.festivaldejaneiro.com .

A partir do material enviado pelas companhias, os curadores irão selecionar doze espetáculos que irão compor a programação e se apresentarão no Festival. 

As atividades formativas – workshops, mentorias e palestras serão ministradas por profissionais dos grupos teatrais selecionados que compartilharão conteúdos das pesquisas teatrais desenvolvidas por seus núcleos de atuação cênica, gerando assim um intercâmbio de conhecimentos entre os grupos participantes e o público. 

Os temas específicos serão definidos pela organização do festival em consonância com os profissionais que as ministrarão, visando a troca com a comunidade acerca da produção artística apresentada. 

SOBRE O FESTIVAL DE JANEIRO – EDIÇÃO ESPECIAL

De acordo com Drica Sanches, o “Festival Em Janeiro Teatro para Crianças é o Maior Barato” teve início em 2004, movido pela necessidade de gerar trabalho e renda a artistas da cidade, região e estado, num mês em que as oportunidades de contratações são reduzidas, por conta das férias escolares. 

De lá pra cá o Festival se verticalizou e agregou outros objetivos ao seu escopo, sendo hoje um dos mais importantes espaços de reflexão e troca simbólica sobre a produção teatral para crianças no estado de São Paulo, além de ser um formador de público, reunindo mais de 20.000 espectadores por edição, fortalecendo sua missão cidadã e ainda oferecendo centenas de postos de trabalho a profissionais ligados à produção teatral – artistas, técnicos e produtores. 

Realizado anualmente, com três intervalos em 2014, 2019 e 2020 por falta de apoio público/privado para sua realização, o Festival tem se sustentado por sua extrema importância para a cena teatral infantil, uma vez que além de fazer a amostragem dos espetáculos, promove o acesso ao bem cultural pela comunidade com gratuidade. 

“A partir disso, torna-se possível contribuir para a formação e aprofundamento da pesquisa da linguagem teatral para crianças, buscando, assim, ser uma referência desta produção no país, além de ser um importante formador de plateias para o teatro”, afirma Drica.

SOBRE A CIA. FABRICA DE SONHOS

A Cia. Fábrica de Sonhos foi formada em 1998, em São José do Rio Preto/SP, pelos atores Guido Caratori e Drica Sanches. 

A partir do encontro cênico de Guido e Drica no texto do dramaturgo alemão Heiner Muller na década de 90 – onde viviam Jasão e Medéia, surgiu a parceria que levaria a criação da Cia. Fábrica de Sonhos – impulsionados pelo desejo de ocupar um espaço na cena teatral a partir do desenvolvimento de uma linguagem que comunicasse temas pertinentes à contemporaneidade focados no trabalho pleno e criativo do ator. 

A companhia completa agora 23 anos de sua formação, sempre experimentando em seus espetáculos dramaturgias próprias a partir de textos inéditos ou adaptados que buscam em consonância com a pesquisa de uma linguagem própria o estímulo ao fluxo constante do ator criador, cada vez mais presente na cena, propiciando encenações que caminham no mesmo sentido. 

Alguns Espetáculos da Cia. já encenados: -“Cinderela – Um Sonho de Cristal” (1999 – 2005); -“A Cigarra e a Formiga em: Vida de Artista” (2002 – 2005); -“A Hora da Estrela” (2005 – 2010); -“O Leão e o Ratinho” (2004 – 2018); -“Auto da Barca do Inferno” (2006 – 2008); -“A Fabulosa Aventura de João e Maria” (2008 – 2016); -“Memórias de Um Sargento de Milícias” (2003 – 2018); -“Apenas um Conto de Natal Caipira” (2009 – 2018); -“Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra” (2010 – 2019); -“Caipiras – Espetáculo de Tradição – Capítulo 1: São João da Boiadeira” (2012 – 2016); -“Libel” (2015 – 2019); -“Era uma vez…João e Maria” (2017 – 2019); -“Assombrações do Velho Caipira” (2018 – 2019); -“Comitiva KAA-PIRA – Boiadeiro sem Boiada”. 

————-

>SERVIÇO:

FESTIVAL DE JANEIRO – EDIÇÃO ESPECIAL

De 17 a 21/03 e de 24 a 28/03 de 2021

Espetáculos online diariamente às 19h (quarta a sábado) e 16h e 20h (domingo)

Atividades formativas diariamente às 11h (quarta a sábado)  e 10h (domingos)

Pela plataforma YouTube da Cia.Fábrica de Sonhos e SESI/SP

REALIZAÇÃO: 

Cia. Fábrica de Sonhos 

Governo do Estado de São Paulo, 

Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa 

e Governo Federal, 

por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

PATROCÍNIO: 

Riopreto Shopping

APOIO:

SESI/SP 

World Games

O projeto foi contemplado com recursos do edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020 – Produção e realização de festival de cultura e economia criativa com apresentação online. 

INFORMAÇÕES: 

SITE OFICIAL: www.festivaldejaneiro.com .

(17) 99163-4700

SIGA CIA. FABRICA DE SONHOS NAS REDES SOCIAIS:
https://www.instagram.com/ciafabricadesonhos/
https://www.facebook.com/ciafabricadesonhos
https://www.youtube.com/Cia.FabricadeSonhos 

Artigo anteriorBella Capri lança as “Bellas Paulistanas”, nova linha de pizzas
Próximo artigoEspaço Cultural Iguatemi ganha exposição com trabalhos do artista e cirurgião plástico Rodrigo Motta
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.