Especialista fala sobre diversidade no Seminário de Educação

0
187

Especialista português fala sobre diversidade no Seminário Internacional de Educação, em Votuporanga  Evento será nesta quinta e sexta-feira e tem grande importância para a área da educação; cidade vai receber mais de 1 mil professores da região

 

Capacitar professores para a melhoria da qualidade do ensino é o principal objetivo do 2º Seminário Internacional da Educação do ADE Noroeste Paulista que Votuporanga sedia nesta quinta e sexta-feira (21 e 22). São esperados mais de 1 mil professores das redes municipais de ensino de 36 cidades da região, sendo 300 profissionais de Votuporanga, para participar de uma intensa programação de palestras, mesas redondas e exposição de casos de sucesso na educação.

As discussões vão girar em torno da diversidade, ou seja, orientações para a inclusão social de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Serão mais de 12 palestrantes brasileiros e internacionais que abordarão o tema “Educar para a diversidade”. Entre eles, um dos principais pensadores da educação contemporânea, António Sampaio da Nóvoa, de Lisboa, que fará a palestra de abertura na quinta-feira, às 9h30.

O professor universitário, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e História Moderna e Contemporânea (Paris/Sorbonne) é autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países. É reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor convidado em Colúmbia (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra), Paris 5 (França), além de colecionar condecorações, como a da Ordem do Rio Branco, do Brasil. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada e formação de professores.

“O professor tem de ajudar o aluno a transformar a informação em conhecimento. O que define a aprendizagem não é saber muito, é compreender bem aquilo que se sabe. É preciso desenvolver nos alunos a capacidade de estudar, de procurar, de pesquisar, de selecionar, de comunicar. Para isso, o professor é insubstituível”, diz.

Durante o Seminário, haverá ainda espaços de exposição de novas tecnologias educacionais e banners narrando boas práticas de educação empregadas em cidades da região voltadas à diversidade. “São dois dias intensos voltados à formação continuada dos professores. É um momento importante também de renovar energias para a volta à sala de aula após as férias escolares”, observa Silvia.

Dudu Braga

Dudu Braga encerrará a programação do Seminário, na sexta-feira, com a palestra “É por meio dos nossos sentidos que buscamos o verdadeiro sentido de nossa existência”, início às 16h45. O filho do cantor Roberto Carlos nasceu com uma doença congênita nos olhos, o glaucoma, e passou por sete cirurgias. Aos 22 anos, perdeu a visão por conta de um deslocamento de retina.

Além das palestras, os educadores também participarão de mesas redondas com renomados profissionais. Em cada uma, dois especialistas abordarão um tema. Participam das mesas, Maria Elisa de Souza e Tânia Fortuna, Marcos Meier e Joe Garcia, Lucília Panisset Travassos e Cesar Nunes, Jane Patrícia Hadad e Celso Vasconcelos, Cipriano Luckesi e Júlio Furtado.

 

Programação

O local do evento é o Votuporanga Clube. A programação terá início com a cerimônia de abertura às 7h30 e encerramento às 17  horas. A organização é do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – ADE Noroeste Paulista; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP Campus Votuporanga; Associação dos Municípios da Araraquarense – AMA; e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev. O apoio principal é do grupo Somos Educação, o maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores grupos de educação do mundo. A primeira edição foi em 2014.