Fotógrafo organiza exposição virtual 360 graus interativa de cunho solidário

0
20
Fotógrafo organiza exposição virtual 360 graus interativa de cunho solidário
Compartilhe

Em meio à pandemia causada pelo Coronavírus, novas formas de comunicação e transmissão de conhecimento, cultura e arte foram criadas e aprimoradas, como as exposições virtuais.

Seguindo essa tendência, o fotógrafo Paulo Vilela organizou um tour em 3D de uma seleção de imagens de sua autoria e apresenta o resultado pela internet. Denominada “Exposição Solidária”, a mostra já está disponível de forma 100% digital, com acesso livre e gratuito ao público de qualquer localidade pelo link: www.exposicaosolidaria.com.br e visa arrecadar fundos para dois projetos sociais de Ribeirão Preto: as ONGs “Resolvi Mudar” e “SOS Vida”.

Formado em Publicidade e Propaganda, Vilela atua em Ribeirão Preto no ramo da fotografia publicitária há mais de 20 anos.  Buscando encontrar uma forma de ajudar as duas instituições que conhecia e também já contribuía, o profissional dedicou seu tempo e talento para desenvolver a exposição com a proposta solidária.

A ideia do projeto surgiu da experiência que tem com trabalhos profissionais semelhantes realizados anteriormente, prestados para diversas instituições como museus, entre eles, Museu Casa de Portinari, Museu Felo, Museu do Castelo Rá-Tim-Bum, hotéis, igrejas e empresas.

O impulso para o cunho beneficente do tour nasceu da junção da necessidade das ONGs e da disponibilidade pessoal do fotógrafo – ambas geradas pela crise sanitária.

“Na verdade, a pandemia foi um momento bom para meu estúdio em termos de produção, aumentando os resultados dos cursos on-line e a venda de fotos em bancos de imagens, o que me trouxe a possibilidade de me organizar melhor financeiramente, podendo dedicar parte de meu tempo ao projeto”, afirma Vilela.

Com essa oportunidade, o fotógrafo pôde ter um novo trabalho, só que voluntário – um antigo projeto, mas que ainda não tinha sido executado.  Ele relata que vem trabalhando na montagem do tour há dois meses. Esta é a primeira vez que organiza uma mostra neste formato com suas próprias fotografias.

“Eu reuni neste tour fotos e imagens panorâmicas resultantes das principais viagens que fiz pelo mundo, desde 1998. Ao todo, foram 25 países de cinco continentes”, diz Vilela sobre o que se pode esperar da exposição.

A EXPOSIÇÃO VIRTUAL TEM MAIS UM DETALHE PESSOAL EMOCIONANTE:  É UMA HOMENAGEM PARA O PAI DO FOTÓGRAFO, O CABELEIREIRO ISRAEL VILELA PINTO QUE FALECEU RECENTEMENTE E FOI, SEGUNDO ELE, A PRINCIPAL INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO TOUR.

“Meu pai ajudou muita gente durante sua vida e aprendi com ele a importância da generosidade. Hoje, eu e minha família, queremos continuar este trabalho que ele fazia. Ele sempre será um exemplo para nós neste sentido”, diz.

Lazer tecnológico

Quem acessa o tour, logo percebe o esforço do fotógrafo nesta produção, que tem vários ambientes, informações sobre as fotos, vídeo de apresentação, além da sua própria participação ao lado de sua esposa, Renata Gabaldo e do filho Benício, de 3 anos e meio, como visitantes virtuais. Para isso, ele aprimorou muitos de seus equipamentos e investiu na atualização de seu estúdio e de seus estudos sobre a área, utilizando as novas aquisições e conhecimentos para proporcionar interatividade aos visitantes e um aproveitamento ainda maior das mensagens que deseja passar com suas obras.

A expectativa de Paulo Vilela é que o público tenha uma opção de lazer e entretenimento com a exposição e se envolva com a proposta das doações para as ONGs que serão beneficiadas por tempo ainda indeterminado. “Poder usar meu tempo e minha experiência com a fotografia para ajudar a instituições sérias tem me motivado muito para desenvolver essa exposição da melhor forma possível”.

O projeto segue uma onda que tende a crescer no mundo: a fotografia digital e suas inúmeras possibilidades.  “Uma exposição virtual é muito interessante, pois você passa a ter acesso a conteúdo de qualidade sem sair de casa. Essa é uma tendência, sem dúvida, e vai abrir muitas fronteiras culturais”, conclui.

Paulo Vilela

É publicitário, fotógrafo profissional e atualmente um dos maiores contribuidores brasileiros nos principais bancos de imagens do mundo. Com vasta experiência em fotografia publicitária, já produziu fotos em mais de 25 países dos cinco continentes. No Brasil, fotografou para diversas campanhas publicitárias com artistas, entre eles, Regina Duarte, Murilo Rosa, Reinaldo Giannechini, Paola Oliveira, Eriberto Leão, Edson Celulari, Thiago Lacerda, Fernanda Vasconcelos, entre outros. Além disso, trabalha com uma plataforma própria de cursos on-line voltados à formação de fotógrafos para o mercado mundial de bancos de imagens.

SOS Vidas

A SOS Vidas é um projeto sem fins lucrativos e ampara famílias que possuem crianças com necessidades especiais, doenças crônicas e pessoas em estado de vulnerabilidade em Ribeirão Preto e região. A maioria das crianças cadastradas no projeto se alimentam através de sondas gástricas e alimentação especial, precisando de apoio para a aquisição de fraldas e medicações. O objetivo é suprir as necessidades dessas crianças e suas famílias, pois o projeto também ampara com distribuição de roupas, calçados, cestas básicas e outros itens.

A ONG fornece assistência jurídica gratuita com atendimentos às segundas feiras. A proposta é oferecer auxílio e orientar as famílias sobre seus direitos e deveres. Hoje, o projeto SOS VIDAS conta com a colaboração da população e parceiros amigos.

Mais informações: www.sosvidasrp.com.br


Ong Resolvi Mudar

Inicialmente chamada de ‘’Turma do Bem’’, a atual Organização Resolvi Mudar foi criada por um grupo de amigos. A cada dia, o grupo consegue ajudar mais e mais pessoas, inclusive a si mesmos. A ONG atua atenta às injustiças e às desigualdades sociais e trabalha buscando mudar o cenário onde está inserida com ações e exemplos.

O objetivo deste trabalho é tocar, a cada dia, mais pessoas, para torná-las conhecedoras dessa realidade, por meio de uma mudança de consciência, percebendo as transformações como resultado de mobilizações coletivas e empáticas.

Mais informações: www.resolvimudar.org

SERVIÇO
O QUE:
“Exposição Solidária de Paulo Vilela”

QUANDO: A partir de 2 de julho de 2021 por tempo indeterminado

LINK PARA ACESSO: www.exposicaosolidaria.com.br

(A mostra é aberta e gratuita, mas interessados podem fazer doações em prol entidades beneficentes escolhidas para o projeto)

FINALIDADADE: arrecadação de fundos para as ONGs “SOS Vida” e “Resolvi Mudar”


Compartilhe
Artigo anteriorBaleias Jubartes no Txai Resort Itacaré
Próximo artigoCoco Bambu Iguatemi Rio Preto abre reservas e anuncia inauguração em 2 de agosto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.