Grupo Pirilumes se apresenta no “Tradição SP”

0
17
Compartilhe


As tradições sertanejas se unem à tecnologia e ganham destaque com show promovido pelo Grupo Pirilumes, nesta segunda-feira, 15/02, às 18h. A transmissão do show será realizada no Portal da Prefeitura, nos canais do YouTube da Prefeitura de Rio Preto e da TV Câmara , na TV Câmara, pelo Canal 4 da Net e canal 28.2 da TV aberta.


A apresentação faz parte da programação do Tradição SP, ação do programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto e com gestão e produção da organização social Amigos da Arte. A produção local ficou a cargo do GTR – Grupo Teatral Rio-Pretense.


Diversos conteúdos selecionados pelas chamadas são disponibilizados também na plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa.

Luar do Sertão  
 
Intitulada “Luar do Sertão – Tradição do Interior de São Paulo”, a live irá apresentar uma coletânea de atividades artísticas e culturais como compromisso de valorização da música sertaneja raiz, por meio de um espetáculo narrado (prosa e poesia), com clássicos da música desse estilo e com narrativa inspirada em análises de aspectos culturais e estéticos da moda caipira tradicional.

Com histórias cantadas e contadas, na live é inserida a catira que resgata por meio de manifestações corporais uma tradição cultural popular do interior. Conhecida também como cateretê é uma dança popular do folclore brasileiro, onde marca-se o ritmo musical com batidas dos pés e mãos dos dançarinos e será executada pelo renomado grupo da região “Os Primos Oliveira”, cuja companhia defende a tradição há mais de 30 anos.

Manoel Neves Filho, narrador e diretor artístico do Pirilumes, explica que o show procura enaltecer a cultura do interior paulista.

“Queremos apresentar música caipira de qualidade como forma de conservar nossas raízes. Faremos um misto de catira e também apresentaremos a música sertaneja raiz em canto, prosa e poesia, como forma de animar e inspirar o nosso público”, ressalta Manoel.

A narrativa com tonalidade teatral insere-se no contexto tão profundamente enraizado no interior do estado de São Paulo, criando um modelo rico, múltiplo e criativo, onde a narrativa e interpretação dos cancioneiros os insere em diversos momentos da história do sertão brasileiro.

Grupo Pirilumes


O grupo Pirilumes conta com músicos especialistas, com mais de 20 anos de estrada e experiências nas mais diversas vertentes musicais. “Nesse projeto, queremos resgatar a história do sertanejo raiz em São José do Rio Preto, considerada a capital da música sertaneja e do catira”, conta Manoel.

O Grupo tem em seu elenco: Arsenio S. Nuñez, Edson Pereira Pinto, Jair de Oliveira, Jose Cunha, Julian Vera Dias, Manoel Neves Filho, Marcos Alvares, Valter Furlaneto, Guto Zanoto e Marcelo Alves. Os figurinos, produção e comunicação visual  são de Elizangela Gabriel, Marcos Lima e  Cyrineu Massucato.

Serviço
Show “LUAR DO SERTÃO-TRADIÇÃO DO INTERIOR DE SÃO PAULO”
15 de fevereiro, às 18h
Endereços eletrônicos:
www.riopreto.sp.gov.br/pirilumes
youtube.com/c/prefriopreto
youtube.com/tvcamarariopreto
Canal 4 da NET – TV Câmara
Canal 28.2 da tc aberta – TV Câmara


Compartilhe
Artigo anteriorCampanha de vacinação contra Covid-19 continua na próxima semana
Próximo artigoLive arrecada doações para o Hospital Maria do Valle Pereira de Tabapuã
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.