Rio Preto começa amanhã novo lockdown

0
182
comite-do-covid-19-recomenda-manter-comercio-fechado

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo anunciou nesta quarta-feira, 2 de março, medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. O anúncio foi feito por transmissão on-line pelas redes sociais da prefeitura e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Pedro Roberto, do secretário de saúde, Aldenis Borim, do procurador-geral do município, dr. Luís Roberto Thiesi e da gerente da Vigilância Sanitária, Miriam Wowk.

“A nossa presença nessa live é para manifestar a nossa profunda preocupação com o agravamento desta crise que se abateu sobre a nossa cidade, o Brasil e o mundo. Como autoridades municipais, devemos tomar as providências que nos cabe. Estamos aqui para dizer que o número de internações aumentou nos últimos dias de forma recorrente no estado de no país. Queremos evitar o colapso da saúde em Rio Preto”, afirmou o prefeito.

“Estamos tendo um aumento vertiginoso de casos graves, o que não aconteceu anteriormente. Ultrapassamos nosso pico que foi em agosto do ano passado, de maneira que chegou o momento em que a ocupação hospitalar está girando entre 90% e 100% em Rio Preto”, afirmou o secretário de saúde.

O município anunciou a abertura de 50 novos leitos, sendo 30 de UTIs (20 nas unidades na UPA Santo Antônio e 10 na UBS Fraternidade) e 20 enfermarias, sendo 10 na unidade Luz da Esperança e 10 em local a ser definido, de forma gradual.

Além disso, para conter o avanço da doença na cidade, Rio Preto passará a ter restrições no funcionamento do comércio a partir desta quarta-feira, 3 de março.

Veja quais são as medidas:

– Farmácias, postos de combustíveis, lojas de conveniências e hotéis podem funcionar 24 horas.

– Hipermercados, supermercados e padarias podem funcionar diariamente das 6h às 22h.

– Igrejas e demais atividades essenciais podem funcionar diariamente das 8h às 20h.

– Restaurantes, lanchonetes e ambulantes de alimentação podem funcionar das 6h às 18h apenas para retirada, sem consumo no local. Após às 18h, está permitido o funcionamento de atividades internas e entrega a domicílio.

– Para o comércio não essencial – como o de vestuário e utilidades – não está permitido o atendimento presencial, apenas atividades internas e entrega a domicílio.

– A educação infantil e os ensinos fundamental e médio podem ter aulas presenciais com até 35% dos alunos. Para a educação superior só está permitido o atendimento presencial para os cursos da área de saúde.

Artigo anteriorSwift reabre nesta terça-feira para vacinação de segunda dose de idosos
Próximo artigoSaúde vascular feminina por Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.