Rio Preto recebe no próximo sábado (6/5), a banda musical “Mercado de Peixe”, às 11 horas, na Praça Rui Barbosa.
Conhecida por aproximar a cultura caipira do pop, a banda foi formada no fim dos anos 90, em Bauru. Foi uma das pioneiras em folclore digital.
Em seu trabalho mais recente, o álbum ‘Água da Faca’ , segue experimentando as fusões envolvendo a cultura popular, africanismos e latinidades .
Água da Faca propõe sonoridades que remetem a narrativas contemporâneas , o kwaito, a house music da África do Sul, e a cúmbia psicodélica sul-americana. Essa última, cumpre importante papel conceitual, funcionando como conexão musical com os caminhos do Peabiru. São lendárias rotas que ligavam vários lugares até o Peru e a cidade perdida de Machu Picchu.
O disco também evoca uma mitologia própria, envolvendo a vivência da banda no isolamento rural, em Piratininga (SP), onde o disco foi gestado.
Todas as bases musicais foram levantadas em menos de 15 dias, antes de seguirem para gravação em estúdios. A banda também criou, experimentou e desenvolveu parcerias.
Tem arranjos e direção musical de Fernando TRZ. Água da Faca traz também o lado jazzístico e de brasilidades que o tecladista desenvolve no trio que leva seu nome. Projeto do qual também fazem parte o baterista Paulo Pires e o baixista Fabiano Alcântara.
Tocando guitarra e viola, Ricardo Polettini mostra versatilidade ao trafegar entre o popular e a vanguarda. O mesmo se pode dizer do vocalista Juninho Madureira e da percussão experimental de Emerson G. Vanderlei.
A apresentação tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e do governo do Estado de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural 2016 (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço
Apresentação show “Mercado de Peixe”
Dia: 6 de maio 2017
Horário: 11 horas
Local: Praça Rui Barbosa – Centro