Mercado de Peixe volta a Rio Preto com seu caipira pop

0
188
Mercado de Peixe volta a Rio Preto com seu caipira pop

Rio Preto recebe no próximo sábado (6/5), a banda musical “Mercado de Peixe”, às  11 horas, na Praça Rui Barbosa.

Conhecida por aproximar a cultura caipira do pop, a banda foi formada no fim dos anos 90, em Bauru.  Foi uma das pioneiras em folclore digital. 

Em seu trabalho mais recente, o álbum ‘Água da Faca’ , segue experimentando as fusões envolvendo a cultura popular, africanismos e latinidades .

Água da Faca propõe sonoridades que remetem a narrativas contemporâneas , o kwaito, a house music da África do Sul, e a cúmbia psicodélica sul-americana. Essa última, cumpre importante papel conceitual, funcionando como conexão musical com os caminhos do Peabiru. São lendárias rotas que ligavam vários lugares até o Peru e a cidade perdida de Machu Picchu.

O disco também evoca uma mitologia própria, envolvendo a vivência da banda no isolamento rural, em Piratininga (SP), onde o disco foi gestado.

Todas as bases musicais foram levantadas em menos de 15 dias, antes de seguirem para gravação em estúdios. A banda também criou, experimentou e desenvolveu parcerias.

Tem  arranjos e direção musical de Fernando TRZ.  Água da Faca traz também o lado jazzístico e de brasilidades que o tecladista desenvolve no trio que leva seu nome. Projeto do qual também fazem parte o baterista Paulo Pires e o baixista Fabiano Alcântara.

Tocando guitarra e viola, Ricardo Polettini mostra versatilidade ao trafegar entre o popular e a vanguarda. O mesmo se pode dizer do vocalista Juninho Madureira e da percussão experimental de Emerson G. Vanderlei.

 

A apresentação tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, e do governo do Estado de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural 2016 (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura. 

Serviço

Apresentação show “Mercado de Peixe”

Dia: 6 de maio 2017

Horário: 11 horas

Local: Praça Rui Barbosa  – Centro

Artigo anteriorA Vida em Israel, filmes israelenses premiados, em exibição no Sesi Rio Preto
Próximo artigoPaulo Zulu (ícone do estilo de vida saudáve) é o protagonista de campanha do Açúcar Guarani
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.