Média móvel de registros positivos para Covid-19 e óbitos continuam em queda, em Rio Preto

0
73
Coronavirus

Números apresentados nesta sexta-feira, dia 25, pelo secretário de Saúde Aldenis Borim, revelam que tanto a média móvel de registros positivos para Covid-19 quanto a ocorrência de óbitos continuam em queda.

Em relação aos óbitos o acumulado dos últimos sete dias é de 3 mortes, uma queda média de óbitos desde 17 deste mês. O pico ocorreu no início do mês com 8 mortes em média.

“O último índice que cai é o óbito . Conforme foi caindo o número de positivos, o óbito  cai e agora estamos realmente em uma queda importante no número de óbitos.  Nos deixa muito animados”, diz Aldenis Borim

As internações em decorrência da síndrome respiratória aguda grave (SRAG)  se mantém em queda. O pico foi no dia 6 do mês passado com 30 internações e na atual semana o acumulado é de 12.

Segundo o secretário tanto as internações como os óbitos são reflexos da queda verificada na média móvel de casos confirmados de covid-19 desde o pico registrado no dia 1 de agosto com 291 casos. Atualmente a média é de 106 casos positivos.

“Ou seja, 1/3 dos casos do nosso pico. Há uma queda significativa desde o começo de agosto até agora. É bem visível essa queda”, diz o secretário.

Nesta sexta-feira foi confirmado o resultado de 258 novos casos positivos (17 por testes sorológicos e 241 pelo PCR), além de um óbito. Com isso Rio Preto tem até o momento 21.459 pessoas com Covid-19 e 584 óbitos pela doença.

Dos positivos 18.940 (88% do total) já se encontram recuperados, 2.218 são profissionais da saúde e outros 2.291 apresentaram complicações devido a problemas respiratórios mais graves.

Desde o início da fase 3, cor amarela, Rio Preto registra queda na taxa de ocupação de leitos de UTI. Atualmente o índice é de 53,64%.

Do total de internações devido aos casos graves de Covid-19, o Hospital de Base e a Santa juntos registraram até o momento 1.418 internações, o que corresponde a 61% do total de confirmados na cidade.

O mês de julho foi o que mais apresentou pacientes internados, com 249 pacientes na Santa Casa e 205 no Hospital de Base. Setembro tem no acumulado 132 pacientes que foram internados na Santa Casa e outros 97 no Hospital de Base.

São 255 pacientes de Rio Preto internados, sendo que 169 deles são positivos para covid-19 (84 em UTI e 85 em enfermarias).

 

Artigo anteriorPara os pequeninos volta às aulas só em 2021
Próximo artigoExpresso Itamarati, que integra o consórcio Riopretrans, recebeu nesta semana 11 veículos novos – todos com ar-condicionado
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.