Ampliar de quatro para cinco horas o funcionamento diário do comércio de rua e dos shoppings, entre as terças-feiras e os sábados. Fechar (mini-lockdown) aos domingos e segundas-feiras, quando funcionariam apenas as atividades essenciais, enquanto Rio Preto estiver na fase laranja.
Esta foi a proposta apresentada na manhã desta quarta-feira (17/06) pelo prefeito Edinho Araújo, em reunião por videoconferência do Conselho Municipalista composto pelos prefeitos das principais cidades paulistas.
Os prefeitos participantes aprovaram por unanimidade o plano, que será apresentado agora ao Comitê estadual de combate ao coronavírus e ao governador João Dória.
O plano foi submetido previamente ao Comitê local de combate ao coronavírus e discutido pelo Comitê econômico e lideranças empresariais do comércio.
Edinho Araújo argumentou que o horário reduzido de quatro horas por dia provoca mais aglomerações.
“Com uma hora a mais de funcionamento diário, diminuímos o fluxo de pessoas ao mesmo tempo no comércio de rua e shopping. e ainda ganhamos dois dias com baixa movimentação de pessoas ”, destacou o prefeito.
No horário acumulado da semana não haverá alteração significativa. Hoje, o comércio de rua em Rio Preto funciona 24 horas e passaria para 25 horas semanais. Os shoppings funcionam 28 horas e passariam para 25 horas semanais.
O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, comprometeu-se a encaminhar a proposta imediatamente para análise do governo estadual.
A proposta é que as medidas, se autorizadas, passem a vigorar a partir da próxima sexta-feira (19). O prefeito Edinho enviou uma cópia da proposta para conhecimento do vice-governador Rodrigo Garcia