Rio Preto é nível internacional na área de tratar bem o idoso

0
131

O município de Rio Preto acaba de ser incluído como membro da Rede Global da OMS para Cidades e Comunidades Amigas do Idoso. Rio Preto fará parte de um movimento global crescente de comunidades, cidades e outros níveis subnacionais de governo que se esforçam para atender melhor às necessidades de seus residentes mais velhos.

Nos últimos dois anos o governo municipal tem se esforçado em pesquisar (e proporcionar) uma vida melhor para os idosos, a partir de investigações pessoais. Os pesquisadores foram até as pessoas nas 10 regiões administrativas de Rio Preto para saber o que está faltando para melhorar a mobilidade, independência e a qualidade de sua vida. A equipe de pesquisa foi formada por estudantes da Unilago, coordenados e orientados por professores universitários, um trabalho pode-se dizer braçal de pesquisa confirmando a seriedade do assunto.


Ao aderir à Rede, os compromissos também crescem. Rio Preto se compromete a partilhar e promover os valores e princípios centrais para a abordagem amigável ao idoso da OMS, implementando as quatro etapas para criar ambientes locais amigáveis ​​a essa faixa etária, e participar ativamente da Rede, inclusive compartilhando experiências com outros membros.


Para agilizar e divulgar esta troca de experiências, a Network desenvolveu o portal on-line Age Friendly World compartilhando informações. Uma página de perfil público é criada a partir das informações fornecidas no aplicativo de sua cidade/comunidade. Esta página aumenta a visibilidade do trabalho e inspira mudanças, mostrando o que foi feito e como foi feito. Por exemplo, pede-se que cada membro envie pelo menos uma prática amiga do idoso por ano. Essas ações concretas, compartilhadas por comunidades locais para comunidades locais, são uma grande fonte de inspiração.

Fazendo parte dessa rede, Rio Preto pode compartilhar suas práticas na página “Cidades em prática amigáveis ​​aos idosos” (https://extranet.who.int/agefriendlyworld/práticas amigáveis ​​para idade /). A comunicação deve ser constante, para confirmar como a cidade trata seus velhinhos.