São José do Rio Preto – Acirp leva concerto de música clássica para o Riopreto Shopping

0
206

foto_camerataÉ chegada hora da última etapa do INVERNARTE 2014, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) que tem como base a promoção das Artes agregada à responsabilidade social. Nesta terceira fase, a ação contempla uma série de apresentações de música clássica orquestrada pela Camerata Jovem Beethoven. A abertura desta etapa acontece amanhã,  terça-feira (15), a partir das 20h, na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping Center.

Para as apresentações oriundas do INVERNARTE, a Camerata conta com 34 integrantes; músicos esses que integram o grupo avançado do projeto musical. Nesta composição totalitária da orquestra de cordas estão músicos que harmonizarão arranjos ente violinos, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico. A regência fica por conta do maestro adjunto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Reginaldo Nascimento.

O repertório passeará por obras dos consagrados nomes da música erudita como Bach, Henry Purcell, Vivaldi e Mozart. Ao todo, são oito composições, sendo que metade delas é dividida em três movimentos. Dessa forma, o concerto totaliza apresentação com duração de uma hora que promete encantar os presentes. Todos os instrumentos são tocados por jovens entre 12 e 22 anos.

SOBRE A CAMERATA

Com o objetivo de criar cidadãos de bem através da arte, o projeto ensina música e pintura para jovens e crianças entre 07 e 25 anos. Criado em 2012, o projeto surgiu após seus organizadores notarem a carência cultural na região e, assim, com vontade de fazer o bem, jovens que já tocavam música clássica se reuniram para trocar experiências e fazer novos amigos, iniciando assim o projeto.

A união de um pequeno grupo de apreciadores de arte e música clássica resultou em um projeto social que já conta com 100 participantes: a “Camerata Jovem Beethoven”. As aulas começaram em setembro de 2012, sendo que dois meses depois o primeiro grupo formado já deu início às apresentações.

De acordo com o diretor executivo do projeto, Paulo Souza, não há idade que limite o aprendizado e a intenção é que participe integrantes de todas as classes sociais. “Optamos por não oferecer as aulas somente para a comunidade carente, gostaríamos de fomentar a cultura da arte em todas as pessoas, sem distinção de classe social, raça ou idade.”

Além dos participantes rio-pretenses, o grupo conta também com integrantes de Catanduva, Novo Horizonte, Mirassol e Barretos. “Muitos tem a falsa ideia de que os jovens gostam apenas das músicas populares ouvidas nas rádios. Mas, quando eles entram em contato com os instrumentos, eles passam a adorar a música clássica, é algo emocionante”, conta Paulo Souza.

O maestro Reginaldo Nascimento, formado em música pela Universidade de São Paulo, já foi premiado no Internacional Conductor Competition do 2nd Conductors Masterclass em Budapeste; além de reger a Radomska Orkiestra Kameralna (Polônia) e a MÁV Symphony Orchestra (Hungria), em concertos de premiação de Masterclasses de regência com Jonathan Brett e Ilóna Meskó.