Férias no Sesc Rio Preto traz atividades artísticas para as crianças

0
81

 Para quem fica na cidade, curtindo as férias, o Sesc Rio Preto pensou numa programação diversa, que reúne múltiplas linguagens como cinema, teatro, música, esportes e artes visuais, divididas em diversos formatos, como oficinas, shows, espetáculos, vivências e até um roteiro de viagem.

Para relembrar as histórias de Monteiro Lobato, o roteiro de turismo, Histórias de Emília proporciona uma viagem pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo recriado no Sítio Santa Rosa, em Uchoa. A programação conta com diversos personagens do rico universo de Monteiro Lobato, além de um café da manhã na fazenda. O passei é realizado no dia 25, sábado, porém os ingressos já estão disponíveis venda na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto.

Os jogos eletrônicos também farão parte da programação de férias da unidade, com games antigos das décadas de 80, 90 e 2000, além de modalidades esportivas e campeonatos recreativos como Basquetebol com NBA2k20, Futebol Fifa19 e PES20, Combate com UFC 3 e Street Fight 30th, Skate com Tony Halk’s Pro Skater 5 e Tênis com Tennis Wordl Tour. Porém, é o campeonato Lol – League of Legends, realizado no teatro do Sesc é a atividade que promete motivar a garotada.

O cinema também marca presença nessas férias e quem não conseguiu assistir ao filme Laços – Turma da Mônica poderá conferir essa turminha de perto, no dia 19, domingo. A programação conta ainda com um especial de férias, com sessões para toda a família que contam com os filmes, O Parque dos sonhos, Historietas assombradas – O filme, Big pai, big filho e Minha vida de abobrinha.

E para as famílias que estão vivendo a experiência de ter um bebê em casa, o filme De peito aberto, que será exibido no dia 11, sábado, traz a realidade sociocultural de seis mães e seus bebês. Após a exibição, um bate-papo com a pedagoga Natúcia Cunto Tadei, sobre reflexões que se desdobram a partir do filme. Todas as exibições são gratuitas.

Já no domingo, dia 26, o destaque da programação fica por conta do show Pula, Estica com a banda Baleia Banguela. Criado pelo núcleo musical da companhia Navega Jangada, o show traz releituras de diferentes artistas, décadas e ritmos.

Os pequenos de 0 a 6 anos também terão seu lugar garantido na programação com o Espaço de Brincar, um local, que promove a interação de pais e filhos com uma ambientação favorável à troca e ao encontro, com brinquedos não estruturados, acessórios e objetos que oferecem desafios e permitem a fruição do imaginário.

Para a turminha que gosta de desenhar, as oficinas de artes apresentam uma técnica diferente a cada semana como gravura em EVA, desenho esgrafiado, carimbos gravados e frotagem.
No início de fevereiro, no dia 2, domingo, o espetáculo circense Atul, The Indian Mestre nos presenteia com suas destrezas como encantamento de cobra, levitações e transmutações. A programação conta ainda com contações de história realizadas às quintas e aos sábados, e vivências na modalidade esportiva de vôlei.

A programação é gratuita e pode ser conferida no portal sescsp.org.br/riopreto

PROGRAMAÇÃO


TURISMO
OBA!FÉRIAS! “HISTÓRIAS DE EMÍLIA” UCHOA (SP)

A obra de Monteiro Lobato marcou o imaginário de muitas gerações. Suas personagens apresentam elementos próprios das infâncias brasileiras, com a forte presença do folclore nacional. No Sítio do Pica-Pau Amarelo do Sesc Rio Preto, recriado no Sítio Santa Rosa, em Uchoa, a emoção e a alegria são garantidas! Atividades com a Cia de teatro Casa Amarela.

Serviço: Saída dia 25/1, sábado.
Saída às 8h30 do Sesc Rio Preto. Brunch (refeição que combina café da manhã e almoço) incluso.  Ingressos à venda, na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto. 40 vagas. Atividade direcionada às crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por um adulto acima de 18 anos. Nos roteiros que compõem a programação Oba!Férias!, a inscrição do adulto está vinculada à participação de uma criança.
R$ 30,00 (Credencial Plena)
R$ 45,00 (Não Credenciado)


CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: FUNMILOLA, NOSSA AMIGA AFRICANA + OFICINA DE BONECAS E BONECOS DE PANO

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 2, quinta, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

VIVÊNCIA
GAMES ANTIGOS: 80, 90, 2000

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Esta atividade relembra antigos jogos de videogames das décadas de 80, 90 e 2000, por meio de diferentes emuladores. Entrega de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência.
Serviço: Dias 2 e 3, quinta e sexta, 15h às 18h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 50 vagas. Grátis.

VIVÊNCIA
VOLEIBOL DE DIVERSAS MANEIRAS

Com educadores do Sesc. Recreações em vários espaços do Sesc, tendo como base o voleibol.
Serviço: Dias 4, 5, 12, 18 e 25, sábados e domingos, 10h às 18h30. De 7 a 30, terças
e quintas, 10h às 12h. De 7 a 24, terça a sexta, 14h30 às 21h30. Exceto dias 15 e 17.

Ginásio de Esportes. Grátis.

VIVÊNCIA
ESPAÇO DE BRINCAR

Espaço físico para interação de pais e filhos com ambientação favorável à troca e ao encontro, brinquedos não estruturados, acessórios e objetos que oferecem desafios e permitem a fruição do imaginário e a investigação nata da criança.
Serviço: De 4 a 31, terça a sexta, 13h30 às 21h30 e sábados, domingos e feriados, 10h
às 18h30.

Área de convivência. Grátis. Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.

VIVÊNCIA
RITMOS E BRINCADEIRAS

Com Cláudia Prestes, arte educadora e professora de dança Brincadeiras para crianças e adultos contextualizam passos e movimentos de danças populares. Venham se divertir em família com os variados ritmos da cultura popular brasileira.
Serviço: De 4 a 25, sábados, 10h30 às 11h30.
Espaço Oficina 1. Grátis. Inscrições no local.


CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: CELINA, UMA CRIANÇA COMO VOCÊ + OFICINA DE CAMA DE GATO

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 4, sábado, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
DE MALAS PRONTAS: VIAGEM AO BRASIL EM CINCO HISTÓRIAS

Com Poliana Savegnago, contadora de histórias. Vamos aproveitar as férias para viajar a uma divertida e acolhedora jornada pelo imaginário do Brasil. De malas prontas (ou será de mala aberta?), as memórias de Poli levam a histórias de cada região do país. E ainda tem muito espaço na bagagem para brincadeiras, músicas e curiosidades!
Serviço: Dia 5, domingo, 11h.
Espaço Oficina I. Grátis.

OFICINA
EU, ARTISTA! GRAVURA EM EVA

Com Laura Barbeiro, arte-educadora. Vamos criar gravuras desde o esboço, confeccionar os moldes em EVA e imprimir em vários tipos de papel.
Serviço: Dia 8, quarta, 14h30 e dia 11, sábado, 14h.
Área de Convivência. 20 vagas. Grátis. Inscrições no local.


CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: KALA, O SÁBIO + OFICINA DE TABULEIRO DE AWALE

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 9, quinta, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre


CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: FLOR DE LOTUS + OFICINA DE JOGO COM VARETAS

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 11, sábado, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

EXIBIÇÃO DE FILME + BATE-PAPO
DE PEITO ABERTO + NATÚCIA TADEI

Dir: Graziela Mantoanelli Brasil, 2019, 80 min. Seis mães de diferentes realidades socioculturais compartilham os seis primeiros meses de vida dos seus bebês. Graziela Mantoanelli aborda políticas públicas, interesses privados por trás do desmame precoce, os diversos modelos de família e o papel da mulher na sociedade. Após a exibição, bate-papo com Natúcia Cunto Tadei, pedagoga.
Serviço: Dia 11, sábado, 15h às 18h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 14h30.

VIVÊNCIA
ESPORTS – BASQUETEBOL COM NBA2K20

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Finais de semana dedicados aos esportes eletrônicos em que os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e participar de campeonatos recreativos.
Serviço: Dias 11 e 12, sábado e domingo, 10h às 13h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 40 vagas. Grátis.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
O FANTOCHE CONTA HISTÓRIAS

Com Fernanda Missiaggia, atriz, e Ákila Moreira, contadora de histórias. O verão está com tudo! E vamos aproveitar a estação com muitas brincadeiras, histórias e uma oficina de fantoches.
Serviço: Dia 12, domingo, 11h às 12h.
Área de Convivência. Grátis.

EXIBIÇÃO DE FILME
O PARQUE DOS SONHOS

Dir: Dylan Brown e David Feiss EUA/Espanha, 2019, 85min. A jovem June encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, que é cheio de passeios e animais que falam. O único problema é que o parque está confuso e desorganizado. June logo descobre que o parque veio de sua imaginação e que ela é a única que pode deixar o lugar mágico de novo.
Serviço: Dia 14, terça, 16h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Livre. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da exibição.

EXIBIÇÃO DE FILME
HISTORIETAS ASSOMBRADAS – O FILME

Dir: Victor-Hugo Borges Brasil, 2017, 90min. Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia do menino para conquistar a imortalidade da sua espécie.
Serviço: Dia 15, quarta, 16h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Livre. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da exibição.

OFICINA
EU, ARTISTA! DESENHO ESGRAFIADO

Com Laura Barbeiro, arte-educadora. A partir de duas camadas de nanquim e giz, desenhos mágicos começam a surgir!
Serviço: Dia 15, quarta, 14h30 e dia 18, sábado, 14h.
Área de Convivência. 20 vagas. Grátis. Inscrições no local.


CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: BOGNA, A MENINA POLONESA + OFICINA DE FANTOCHE

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 16, quinta, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

EXIBIÇÃO DE FILME
BIG PAI, BIG FILHO

Dir: Ben Stassen, Jérémie Degruson Bélgica, 2017, 92min. Adam é um adolescente que sai em uma missão épica e ousada para tentar descobrir um mistério por trás de seu pai, que está sumido há muito tempo. Até que então ele descobre que seu pai não é ninguém mais, ninguém menos do que o lendário Pé Grande. Enquanto pai e o filho começam a passar um tempo juntos, Adam logo descobre que ele também tem super poderes, além de sua imaginação.
Serviço: Dia 16, quinta, 16h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Livre. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da exibição.

EXIBIÇÃO DE FILME
MINHA VIDA DE ABOBRINHA

Dir: Claude Barras Brazil, 2017, 70min Ícaro, apelidado de Abobrinha, perde sua mamãe em um acidente e é levado por Raymond, um policial, a um lar para crianças. Lá, ele faz novos amigos, como Simon, Ahmed, Jujube, Alice e Béatrice, que não foram poupados pela vida. Um dia, é a vez de Camille chegar para morar no orfanato.
Serviço: Dia 17, sexta, 16h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Livre. Retirada de ingressos 30 minutos antes do início da exibição.

VIVÊNCIA
ESPORTS – FUTEBOL COM FIFA19 E PES20

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Finais de semana dedicados aos esportes eletrônicos em que os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e participar de campeonatos recreativos.
Serviço: Dias 18 e 19, sábado e domingo, 10h às 13h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 40 vagas. Grátis.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: AVENTURA PELO EGITO + OFICINA DE BATATA QUENTE

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 18, sábado, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

EXIBIÇÃO DE FILME
LAÇOS – TURMA DA MÔNICA

Dir.: Daniel Rezende. 96 min. Brasil, 2019. Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.
Serviço: Dia 19, domingo, 11h às 12h30.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Retirada de ingressos a partir das 10h30.

OFICINA
EU, ARTISTA! CARIMBOS GRAVADOS

Com Laura Barbeiro, arte-educadora. Solte a criatividade e crie estampas e ilustrações com carimbos que nós mesmos confeccionaremos.
Serviço: Dia 22, quarta, 14h30 e dia 25, sábado, 14h.
Área de Convivência. 20 vagas. Grátis. Inscrições no local.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: DAISUKE, MEU AMIGO ASIÁTICO + OFICINA DE DRAGÃOZINHO DE BRINQUEDO

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 23, quinta, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: NÓS EM MACHU PICCHU + OFICINA DE JOGO DA VELHA

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 25, sábado, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

SHOW
PULA, ESTICA!

Com a banda Baleia Banguela. Criado pelo núcleo musical da companhia teatral Navega Jangada, este show não vai deixar nenhuma criança parada! Com releituras de diferentes décadas, artistas e ritmos, todo mundo vai dançar, pular e se exercitar indo dos Menudos à lambada e passando pelas músicas autorais que a companhia criou ao longo de mais de 10 anos de estrada.
Serviço: Dia 26, domingo, 11h às 12h.
Comedoria. Grátis. Livre

VIVÊNCIA
ESPORTS – COMBATE COM UFC 3 E STREET FIGHTER 30TH

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Finais de semana dedicados aos esportes eletrônicos em que os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e participar de campeonatos recreativos.
Serviço: Dias 25 e 26, sábado e domingo, 10h às 13h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 40 vagas. Grátis.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS + OFICINAS
LIVRO: GRÉCIA E SEUS MITOS + OFICINA DE CINCO MARIAS

Com Dani Ribeiro, mediadora. Em janeiro, mês de férias, vamos ouvir mais sobre outros
lugares e outras culturas. Como será que é ser criança no Japão? E em Angola? O que
a gente tem em comum e de diferente de outras crianças? Só vindo pra saber!
Serviço: Dia 30, quinta, às 15h30.
Biblioteca. Grátis. Livre

CAMPEONATO
LOL – LEAGUE OF LEGENDS

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. League of Legends é um jogo entre duas equipes com o objetivo de destruir a base inimiga, é composta por 5 jogadores de cada lado, sendo que cada um exerce um posição dentro da estratégia do time. Serão inscritos 4 times de 5 jogadores.
Serviço: Dias 1 e 2/2, sábado e domingo, 15h às 17h.
Teatro. 20 vagas. Grátis. Inscrições no local.

ESPETÁCULO
ATUL, THE INDIAN MESTRE

Com Serafin Teatro. Oriundo dos suntuosos palácios indianos, Atul nos deleita com suas destrezas extraordinárias: encantamentos de cobras, levitações, fantásticas transmutações… Latika e Alisha prepararam os apetrechos necessários para que o prestigioso mestre realize os seus portentos. Mas os desatinos delas e o desespero dele transformam esta apresentação em um acontecimento inesquecível.
Serviço: Dia 2 de fevereiro, domingo, 11h às 12h.
Área de Convivência. Grátis. Livre.

VIVÊNCIA
ESPORTS – SKATE COM TONY HALK’S PRO SKATER 5

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Finais de semana dedicados aos esportes eletrônicos em que os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e participar de campeonatos recreativos.
Serviço: Dias 8 e 9 de fevereiro, sábado e domingo, 15h às 18h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 40 vagas. Grátis.

VIVÊNCIA
ESPORTS – TÊNIS COM TENNIS WORLD TOUR

Com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes. Finais de semana dedicados aos esportes eletrônicos em que os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades esportivas e participar de campeonatos recreativos.
Serviço: Dias 15 e 16 de fevereiro, sábado e domingo, 15h às 18h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 40 vagas. Grátis.

Artigo anteriorFesta de Réveillon de Olímpia reúne mais de 15 mil pessoas
Próximo artigoTradicionais Chegadas de Reis realizam festividades neste mês
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.