Tradicionais Chegadas de Reis realizam festividades neste mês

0
493

Mantendo a tradição religiosa e preservando a cultura local, a Estância Turística de Olímpia promove, neste mês de janeiro, as tradicionais Chegadas das Companhias de Reis, em homenagem aos Três Reis Magos, cuja data é celebrada oficialmente no dia 6 de janeiro.

O município, que carrega o título oficial de Capital Nacional do Folclore, conta com dezenas de companhias, existentes há mais de décadas, cujos costumes são passados de geração em geração.

A primeira festividade está marcada já para segunda-feira, dia 06, na Av. Constitucionalista de 32, com a Cia de Reis Santos, às 20h. A programação se estende no decorrer do mês em outros locais da cidade e comunidades rurais.

Ainda durante este mês de janeiro, a Capela de Santos Reis, construída no Recinto do Folclore, ficará aberta para visitação em horário especial. Segundo as secretarias de Turismo e Cultura, Esportes e Lazer, o local pode ser frequentado pelos fiéis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

As Cias iniciaram o ritual de peregrinação no mês de novembro. Percorrem casas, visitam devotos, levam suas bandeiras, cantam, dançam e arrecadam prendas. De acordo com a tradição, devotos que fazem promessas para os três reis magos e que recebem a graça, fazem questão de agradecer. Por isso, acolhem as companhias em suas casas e doam prendas. Essas prendas são utilizadas em janeiro, nas suas chegadas e festas.

 

Confira o calendário completo

Artigo anteriorFérias no Sesc Rio Preto traz atividades artísticas para as crianças
Próximo artigoLivro propõe reflexão sobre dilemas da atualidade
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.