Shashimi “Jardim Oriental” por Eduardo de Castro

0
77

Quem diria os primeiros ocidentais a chegar ao Japão foram os portugueses.  Os mesmos ventos aventureiros, que trouxeram os lusitanos para o Brasil em 1500, os levaram com suas caravelas para o Extremo Oriente. Chegaram ao Japão em 1543 e influenciaram a cultura japonesa durante um século quando foram expulsos. “A maior herança deixada pelos portugueses está no cristianismo e no vocabulário, palavras como “pan”, “tempura”,  “tabako”, entre outras.

Hoje com a globalização as culturas, e principalmente a culinária estão cada vez mais próximas.

O chef português Eduardo de Castro faz esta semana no quadro “BOM APETITE” sua versão se shashimi, um prato japonês, apreciado no mundo todo, inclusive no Brasil.

Castro transforma o shashimi em um “Jardim Oriental”,  repleto de cores, uma experiência de sabores que se complementam,  simplesmente inesquecível.

Assista ao vídeo e entenda !

 

Receita de Shashimi “Jardim Oriental” por Eduardo de Castro

 

270 gr de filé  salmão fresco, limpo e sem pele;

Manga em fatias

Nozes triruradas

mel

purê de manga

ervas frescas para a guarnição

azeite Carbonell

shoyo reduzido

shoyo

 

Primeiro molho ( Agridoce)

Nozes

Mel

Shoyo

Misturar bem os três ingredientes.

 

Segundo Molho ( Picante)

Molho de pimenta de dedo de moça

mel

Misturar bem.

 

Montagem do prato

Cortar em finas lâminas uma parte do salmão. Em cubos e tiras a parte restante.

Colocar de forma harmoniosa o salmão, intercalando com manga.

Colocar o molho agridoce, e o molho picante

  • Em  frigideira, fritar a pele do salmão, bem fina e a colocar intercalada no prato.

Guarnecer com ervas finas e finalizar com o molho de shoyo reduzido.

Bom apetite!

O quadro BOM APETITE vai ao ar todos os sábados às 15h30 no programa Malu Rodrigues Visita pelo Canl 15 da NET – São José do Rio Preto

Horários alternativos na fanpage – f-MaluRodriguesVisita

Carbonell

Instituto Domingo Braile

Braile Biomédica

 

Artigo anteriorGrupo Cene inaugura nova unidade do Disk Enfermagem
Próximo artigoCRISTIANE CARDOSO AUTOGRAFA BEST-SELLER “MELHOR QUE COMPRAR SAPATOS” EM SP
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.