O Centro Universitário do Norte Paulista – UNORP recebe a segunda edição do Startup Weekend Women, de sexta-feira, 14, a domingo, dia 16. O encontro propõe imersão ao fomento de novas ideias e negócios para o público feminino.
Em 2017, Rio Preto foi a primeira cidade fora de uma Capital a receber o SW Women. Foram 31 ideias apresentadas e 11 desenvolvidas. Desde de 2014, já foram realizados 127 SW Women pelo mundo, 28 deles só no Brasil.
Durante 54 horas, mulheres da região participam de uma imersão prática sobre o universo de startups, passando pelas várias fases de criação, com a orientação de mentoras e avaliação de juradas.
“Promover o empreendedorismo e mostrar do que as mulheres são capazes é enriquecedor”, afirma a diretora da UNORP, Ana Paula Casseb.
Geralmente, 70% dos participantes do Startup Weekend são homens. O SW Women pretende mudar essa realidade ao propor que 75% das participantes, mentoras e organizadoras sejam do sexo feminino.
“Nossa primeira edição foi linda de se ver . deixou o gostinho de quero mais. sabemos que ainda são necessárias mais edições do SWW, para as mulheres se conectarem com outras empreendedoras e ideias. E, em um futuro próximo, sintam-se à vontade para participar da versão mista, o Startup Weekend”, explica Loraine Garutti, uma das organizadoras do evento em Rio Preto.
Uma das mentoras confirmadas é a Lhaís Rodrigues. Ela é desenvolvedora da startup Mete a Colher. Trata-se de uma rede colaborativa entre mulheres que buscam ajudar outras que sofrem com relacionamento abusivo. Oferecem apoio psicológico, jurídico, abrigo e inserção no mercado de trabalho. A Startup nasceu em um SW Women e é uma rede totalmente baseada na solidariedade
Não é necessário ter uma ideia, ser empreendedora ou dominar o assunto startup para participar do SW Women. O evento tem uma cota para homens também. Toda pessoa é bem-vinda a expor as suas ideias.
Para participar do SW Women é necessário comprar um ingresso (bit.ly/swrp-women).
Esquenta
Um painel gratuito sobre inovação será realizado quarta-feira, dia 12, às 19h30, no Parque Tecnológico de Rio Preto. O evento tem como objetivo discutir e propor uma reflexão sobre a presença das mulheres em cargos de liderança de corporação.
Neste encontro, Ana Paula Casseb, diretora da UNORP, Daniela Luiz, diretora da Didactica – Soluções em Educação e Conhecimento, e Milena Lidor, diretora da Franquear, vão compartilhar suas experiências nesse mercado, com base em suas empresas.
O bootcamp é aberto e gratuito. Inscrições pelo https://goo.gl/AyKKG4.
O que são Startups?
Para o empreendedor do Vale do Silício, Steve Blank, startup “é uma organização temporária, projetada para criar um modelo de negócio repetível e escalável”. É um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, pode render lucros. Buscapé, Instagram e Peixe Urbano são alguns exemplos de empresas que nasceram Startups. O Nubank, uma das empresas com maior potencial de crescimento no mundo, tem como fundadoras mulheres, assim como a Trustvox e a TimoKids.
O que é o Startup Weekend?
Mantido pela Techstars, o Startup Weekend já foi realizado em 933 cidades de 134 países. Mais de 3 mil empresas foram criadas durante os fins de semana de trabalho intenso. Executado por empreendedores voluntários, o evento tem como objetivo transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e passíveis de receber investimentos.
Serviço
Startup Weekend Women Rio Preto
De 14 a 16 de setembro. Na sexta-feira, dia 14, das 18h30 às 22h. Sábado, dia 15, das 8h às 22h. Domingo, das 8h às 20h. Na UNORP, em Rio Preto.
Ingresso: R$ 150 (segundo lote). Compra pelo link: bit.ly/swrp-women. Incluso refeições.