Conheça Porto Seguro, na Costa do Descobrimento

0
128

O Monte Pascoal, em Prado, extremo sul da Bahia, foi a primeira porção de terra avistada pelo português Pedro Álvares Cabral ao chegar na costa brasileira, no dia 22 de abril de 1.500. Transformada em Parque Nacional em 1961, é hoje uma importante unidade de conservação, que reúne vegetação abundante, manguezais, recifes de corais, falésias vermelhas, uma reserva indígena e os rios Corumbau, Caraíva, dos Frades, Buranhém, Jucuruçú e João de Tiba, que banham a região.

É, também, uma das atrações turísticas da Costa (ou Rota) do Descobrimento, formada por 12 localidades baianas, além de Prado. Entre elas, Porto Seguro (e os distritos de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva) e Santa Cruz de Cabrália.

Aproveitar a proximidade do dia 22 abril para conhecer esse que é considerado o berço do Brasil Colonial é uma oportunidade e tanto. E o outono, com temperaturas mais baixas, preços convidativos e cidades menos lotadas, é o momento propício para isso. Coração da Costa do Descobrimento, a cidade de Porto Seguro, a 200 km de Prado, abriga o Memorial da Epopeia do Descobrimento, na Avenida Beira-Mar. Com jardim botânico, exposições e réplica de uma caravela, o espaço fornece informações abrangentes sobre o município e o contexto histórico à época da colonização portuguesa.

Com 85 km de praia – a mais badalada é a de Taperapuan, onde está localizado o Resort Arcobaleno, de categoria Superior (4 estrelas Plus) –, Porto Seguro preserva algumas construções do século XVI em seu pequeno e charmoso Centro Histórico. Um passeio pela cidade permite conhecer também a famosa Passarela da Cultura e desfrutar da gastronomia local.

A apenas 23 km dali, em Santa Cruz de Cabrália, o turista tem a chance de conhecer a região onde foi celebrada a primeira missa, em Coroa Vermelha, na qual foi instalada uma enorme cruz que mantém viva a lembrança desse fato histórico.

Arraial D’Ajuda e Trancoso

A Costa do Descobrimento reúne alguns dos municípios mais antigos do Brasil. A fundação de Porto Seguro remonta a 1535. Já Arraial D’Ajuda, do outro lado do Rio Buranhém (a travessia dura menos de dez minutos de balsa), data de 1549. A vila tem antigas construções e comércio repleto de artesanato local.

Atrás da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, que começou a ser erguida por volta de 1550 e foi concluída em 1772, uma grade em frente ao mar vive cheia de fitinhas coloridas com pedidos feitos pelos visitantes. À noite, a pedida é aproveitar a diversificada oferta gastronômica e desfrutar o clima bucólico dessa antiga vila de pescadores.

Já em Trancoso, a 40 minutos de carro de Arraial D’Ajuda, a atmosfera é única. Na região, cercada de restaurantes de alta gastronomia, encontra-se a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

Onde ficar

Situado a menos de 15 minutos do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, o Resort Arcobaleno é uma opção de hospedagem ideal para quem deseja desbravar a Costa do Descobrimento. Um dos all inclusive mais tradicionais da região, conta com ampla infraestrutura de lazer e o melhor Clube de Praia da região, o Terrazzo Al Mare.

O local oferece espaços para massagem em meio ao verde de uma Reserva Ambiental. A excelente estrutura de lazer inclui deck panorâmico à beira-mar, restaurante de padrão internacional, dois bares, quadras de vôlei e de beach tennis, área de lazer infantil, redário e música ao vivo. Um verdadeiro convite ao descanso e ao bem-estar.

O Arcobaleno possui 175 apartamentos espalhados por sete blocos, além de três piscinas, Espaço Kids e atividades de lazer para adultos e crianças.

Resort Arcobaleno

Site: https://hotelarcobaleno.com.br/

E-mail: [email protected]

Telefones: (73) 2105-5051 / (73) 99956-4993

WhatsApp: (73) 99914-5303 / (73) 99846-0184

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube