Morre a 20ª vítima de coronavírus em Rio Preto

0
303
saúde

Rio Preto registra a 20ª morte por coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela gerente da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Andréia Negri, nesta terça-feira, dia 26, durante atualização dos casos da doença.

Trata-se de um homem de 55 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 7 deste mês, sendo internado. Ele apresentava comorbidades. O óbito aconteceu no dia 24. Com mais uma morte o percentual de vítimas em Rio Preto é de 3,5% dos casos positivos.

São 7.349 pacientes atendidos com estado gripal, com 4.289 testes (58% de coleta), 3.720 resultados negativos e 569 pessoas com coronavírus. Destas 244 pessoas já estão recuperadas, 122 contaminadas atuam na área da saúde e outras 102 apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

O coeficiente de incidência para Covid-19 na cidade é de 123 casos para cada 100 mil habitantes.

A novidade é que haverá ampliação de testagem da população, seguindo a disponibilidade de testes e critérios epidemiológicos. Na 1 etapa, que teve início no dia 22 deste mês estão sendo testados a população sintomática transmissora e com condição de risco.

Já na 2 etapa que ainda será comunicada pelo Ministério da Saúde e Estado de São Paulo, serão testados todos os indivíduos sintomáticos que apresentarem febre e algum outro sintoma respiratório.

Sobre a 1 etapa passarão por testes profissionais de segurança e limpeza pública, do transporte público, idosos com 60 anos ou mais, além das pessoas com condições especiais, como: diabetes, doença cardíaca, pulmonar, neurológica, obesidade, renal crônico, imunodeprimidos, gestantes de alto risco e outros.

“Essa ampliação é para testar essas pessoas. Esse protocolo é do Estado e quem vai fazer os exames é o Instituto Adolfo Lutz. Para garantir que essas pessoas que são transmissoras da doença fiquem em isolamento em seus domicílios, com seus familiares. Testar e isolar”, explica a gerente da vigilância epidemiológica Andréia Negri.

Nesta terça-feira, permaneciam internados 95 pessoas por problemas respiratórios graves, a chamada SRAG. Destes 68 estão em enfermaria e 27 em UTI. São 627 notificações do tipo.

Segundo Andréia Negri Rio Preto se mantém no nível 3 de isolamento, com distanciamento social controlado. Esta semana será decisiva para avaliar como o munícipio vai ser comportar para que existam condições de flexibilização após o dia 31, quando termina o decreto estadual.

“Diante da reorganização da região vamos estar colocando a situação do munícipio. Vamos nos basear no nosso plano municipal”, afirma.

 

Artigo anteriorA Diocese de Rio Preto comunica a morte de mais um frei por Covid-10
Próximo artigoArtistas de Rio Preto realizam campanha solidária 
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.